Os ataques de pânico causados por pressão

Com um conjunto de sintomas perturbadores, os ataques de pânico podem manifestar-se como uma consequência da ansiedade. Na prática de Reiki, observamos sempre a energia e é desse ponto de vista que partilho contigo algumas reflexões.

A ansiedade e, por consequência, os ataques de pânico afetam grandemente a nossa saúde mental e qualidade de vida, pelo que devem ser acompanhados por profissionais de saúde competentes para o auxílio do seu tratamento.

A perspetiva de Reiki dos ataques de pânico causados por pressão

Imagina que consegues sentir toda a energia que te rodeia. Quando essa energia está em harmonia, tu és também afetado por ela e poderás sentir-te em harmonia. Se essa energia exterior que te rodeia não está em harmonia, ela poderá fazer-te pressão e tu, poderás não te sentir em harmonia.

Quando estamos muito tempo perante um ambiente stressante, a sua energia pressionante causa um impacto negativo em nós. É como se estivesses constantemente a bater no braço com um livro, passado algum tempo, começas a sentir-te incomodado, passado muito tempo podes ficar doente pelos danos que te causa interiormente.

Então, o nosso ambiente exterior e as pessoas que o compõem são importantes. Elas poderão ser um fator positivo ou negativo para a nossa saúde.

Ataques de pânico por pressão exterior – como tratar

Observando a pressão que a energia nos faz, sabemos que ela também nos afeta mental e emocionalmente. Sintomas que podem surgir na forma de ansiedade e, por consequência, ataques de pânico.

Neste caso iremos apenas observar como podemos lidar com a pressão exterior.

  1. Interior vs Exterior

    Compreender o que é nosso do que é dos outros é muito importante. Que ações e reações eu tenho que são conscientemente minhas e não apenas um estímulo inconsciente pelas condições exteriores?
    Tomar esta consciência é profundamente importante para a nossa forma de estar na vida.

  2. Reforçar o interior

    Não adianta querer pensar em proteção, pois isso apenas nos enfraquece mais, mas a forma de nos fortalecermos é através de algo tão intangível quanto simples – o saber confiar.
    Quando confiamos em nós próprios, estamos a construir uma relação de amizade, isso traz-nos conforto e força para superar os desafios.
    Sentes que és teu amigo?

  3. Compreender a reação emocional

    Quando sentimos pressão exterior, como lidamos com ela?
    Em que parte do corpo ela nos afecta?
    Será no plexo solar onde realizamos a gestão emocional? Ou será no Chakra Cardíaco onde gerimos a nossa integridade?
    Sentes na garganta e há algo que andas a guardar há muito tempo?
    Tens demasiados pensamentos que não tens conseguido gerir?
    Compreender o local onde a pressão nos afeta e o que isso nos quer dizer pode fazer uma grande diferença para a nossa resolução perante essa pressão.

  4. Trabalhar o exterior

    A energia exterior apenas pode ser mudada por ela mesma, não somos nós que a mudamos. Por isso é que muitas pessoas se sentem frustradas a tentar mudar os outros. Essa é uma responsabilidade e um processo deles mesmos.
    Se sentes que há pressão exterior, emana harmonia para ela. Isto poderá ser através de bons pensamentos, boas palavras, boas ações que refletem genuinamente tudo isto. Poderá ser também através do envio de Reiki para as situações, sempre promovendo a harmonia entre todos.

  5. Ganhar tempo

    Muitas vezes estas situações trazem-nos uma grande lição – não devemos passar a vida sempre nos mesmos ambientes, devemos escutar-nos e saber cuidar de nós próprios.
    Quando nos predispomos a encontrar ambientes saudáveis, muito pode mudar em nós. Por vezes não é preciso nada de especial, apenas uma caminhada, um dia na natureza. Não vale a pena dizer que não se tem tempo, porque se se ficar doente, muito menos tempo se terá.
    Há um momento da nossa vida que precisamos de olhar para nós e para as nossas necessidades de uma forma genuína e honesta.

A reflexão deste artigo também deve servir para pensarmos sobre a pressão que poderemos estar a levar a outras pessoas e ambientes. Pratica os cinco princípios, descobre-te e melhora o que possa haver a melhorar.

A ansiedade e os ataques de pânico são situações de saúde mental que devem ser levadas muito a sério e tratadas por especialistas médicos.

Outros Cursos
Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. MMaria Oliveira

    É verdade, a minha vida é condicionada pela ansiedade, pânico, stress….N sei controlar