2019 - Consciência,  Tratamentos de Reiki

Como lidar com a impaciência

A impaciência é uma irrequietude para alcançarmos algo que desejamos e que por vezes nos pode trazer dissabores, levando mesmo a não aproveitar o que finalmente alcançamos.

A prática de Reiki para a impaciência

Diz-se que cultivar a paciência é uma virtude e uma forma de compreendermos se realmente conseguimos ter paciência é através da forma como descansamos. Saber parar pode ser uma arte que envolve paciência.

Em muitos momentos da nossa vida podemos estar impacientes. Levar os filhos para a escola e não se despacharem, querer terminar o trabalho para ir para casa, chegar a hora de nos encontrarmos com determinada pessoa, ou até aquela época especial do ano que nos diz tanto.

É como um pequeno vulcãozinho que começa a ferver dentro de nós e nos agita. Por vezes conseguimos temperar essa energia, outras vezes entregamo-nos a ela e rebentamos quando algo mais se interpõe entre nós e o nosso objetivo.

Cultivar a paciência é um bom antídoto para a impaciência e, através da prática de Reiki poderemos tomar consciência do que fazemos e como harmonizar a nossa energia.

  1. Aqui e agora

    Estar no momento presente parece uma tolice, pois a mente sempre se lembra do passado e prepara o futuro, mas saber avaliar as situações sem o peso do passado ou a ansiedade do futuro, poderá revelar-nos maravilhas. Esta é a importância de estar no aqui e agora.

  2. Manter a harmonia

    Mesmo que a situação requeira muito do teu esforço, energia e vontade, nada te impede de manteres a harmonia. Harmonia significa entendimento, compreensão e equilíbrio entre todas as coisas. Ver a lua espelhada num lago é uma imagem impressionante que pode perdurar na nossa mente, trazendo-nos grande paz.

  3. Confiar

    Acredita em ti mesmo, é uma forma de trabalhar a impaciência e ansiedade. Seres o teu próprio pilar requer que tenhas valores interiores muito fortes e com toda a certeza que os tens.

  4. Aprender com o passado

    Lembra-te das várias situações em que tiveste impaciência. Tiveram bons resultados?
    Uma coisa é esforçares-te para ultrapassar algo, outra é ficares preso num desejo de alcançar algo. Que lições aprendeste e de que forma as agradeceste?

  5. Ser temperado

    O Mestre Usui indicava que devíamos ser diligentes, isso quer dizer que nos devemos empenhar no que fazemos, no entanto, nunca saindo da harmonia e equilíbrio da nossa vida. Tem força para a tua vida, lembra-te que é uma maratona e não um sprint.

  6. Fazer tudo com amor

    Ser bondoso para connosco, para com os outros, para com a nossa vida é algo que requer grandes doses de paciência. Aceita as diferenças, sê generoso e gere também o teu tempo com sabedoria.

  7. Ter uma atitude de autocuidado

    Sem dúvida que é muito importante cuidares de ti mesmo. Observares como está a tua energia e levares harmonia aonde é mais necessário. É por isso mesmo que o autotratamento não é apenas para 21 dias, mas para todos os dias que seja necessário.
    Se perceberes que a tua impaciência está já a cultivar ansiedade, mais te deves observar e cuidar.

Não é fácil cultivar a paciência, mas não nos devemos entregar à impaciência. A vida é muito longa, perante a perspetiva que tenhamos dela.

Experimenta ler Reiki Guia Para Uma Vida Feliz, para aprofundares alguns temas da filosofia de vida do Usui Reiki Ryoho e compreender vários passos que podes dar para uma vida mais pacífica e feliz.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.