Novas técnicas,  Tratamentos de Reiki

Aplicação de Reiki após um AVC

A 9 de Março de 1926, o Mestre Usui falece com um AVC. Este não tinha sido o seu primeiro, algo que podemos constatar em algumas fotografias da época.

Encontro de alunos, o Mestre Usui ao centro.
(Foto de Frank Arjava Petter)

Mas o que quererá dizer o facto de o fundador do Usui Reiki Ryoho ter falecido após um AVC?

Em circunstância alguma devemos deixar de receber cuidados médicos ou deixar de fazer os exames de rotina. Reiki é uma forma de tratamento natural para o equilíbrio e harmonia do nosso sistema corpo, mente, espírito e cada pessoa tem as suas próprias condições naturais. O Mestre Usui teve vários AVC pois essa era uma condição do seu próprio corpo físico.

Como aplicar Reiki após um AVC

Tempo necessário: 45 minutos.

Se possível, aplicar Reiki em todo o corpo da pessoa, caso não seja possível, nas zonas onde o byosen for mais intenso ou onde se sentir que assim se deve aplicar.
O propósito de todo o tratamento é fazer retomar o fluxo de energia por todo o corpo.

  1. Sentir o byosen

    Percorre com uma ou com as duas mãos, todo o corpo da pessoa, tentando compreender a irradiação do desequilíbrio, isto irá ajudar-te a entender as partes que estejam em bloqueio.

  2. Cabeça

    Sente a energia das várias partes da cabeça, principalmente as zonas que possam estar frias ou com piquinhos. Trata essas zonas, limpando a energia e aplicando Reiki.

  3. Braços

    Vai descendo em várias posições, desde os ombros aos braços, antebraços e mãos. Poderá ser um braço de cada vez.

  4. Abdómen

    Aplica bastante Reiki na região abdominal, para promover o fluxo sanguíneo. Se quiseres colocas uma mão no fígado e outra na região intestinal. Depois passas ao Chakra do Plexo Solar e a outra mão avança também na mesma região intestinal. Finalmente, colocas a mão na zona do baço e a outra mão também avança paralelamente.

  5. Pernas e pés

    Nas pernas, aplica também na maior diversidade de posições possível, por exemplo coxas lado exterior, superior e interior, joelhos, canelas e depois pés.

O tratamento tradicional de Reiki após um AVC

O Mestre Usui indicava para se tratar o lado afetado da cabeça e toda a cabeça, o coração, estômago, rins e a área paralisada. A isto, o Mestre Hayashi acrescentava tratar-se o fígado e a medula.

A Mestre Takata já indicava para em algumas circunstâncias se aplicar Reiki apenas 21 ou 30 dias após o AVC, tratando primeiro todo o corpo e depois as partes mais afectadas. Indicava também para se tratar mais particularmente o lado inverso à zona afectada, ou seja, o lado direito da cabeça se o corpo estiver paralisado à esquerda. O lado esquerdo da cabeça, se o corpo estiver paralisado à direita.

A prática de Reiki visa ajudar o fluxo da energia e não realizar uma qualquer cura milagrosa. A recuperação da pessoa está dependente da sua própria capacidade autocurativa e de todo o trabalho médico.

No livro Reiki Guia do Método de Cura poderás encontrar as várias indicações para o tratamento Reiki após um AVC.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.