A importância das memórias – como cultivar as boas e trabalhar as más
As memórias acompanham-nos ao longo da vida, como gravações de momentos que a mente considerou importante registar.
Quem somos? Somos o que recordamos.
Prashant Godbole, fotógrafo
Ao longo do tempo, vamos acumulando cada vez mais memórias, isso é natural. Algumas esquecemos e outras guardamos. Quando acumulamos recordações boas, a nossa vida é leve, quando reservamos as más no nosso interior, a nossa vida torna-se um pesadelo.
As memórias e como as trabalhar pela prática de Reiki
As memórias que sejam de momentos conturbados, podem gerar-nos ansiedade e mesmo depressão. Se te encontras num momento em que sentes que não tens força para o resolver, procura um profissional de saúde adequado para te auxiliar.
Ao sentirmos que estamos a acumular demasiadas experiências negativas, ou contradições, está no momento de parar e reconsiderar o nosso percurso de vida.
Como observar as memórias pela meditação
Uma das formas de gerirmos as nossas lembranças é através da meditação. A mente pode estar a entrar num ciclo ininterrupto e precisa de repouso, de capacidade para escoar.
Uma da técnicas de Reiki que te pode ajudar é o Joshin Kokyu Ho, onde nos focamos na respiração, para serenar a mente.
Como tratar as memórias
A prática de Reiki pode trazer-nos várias opções para trabalhar as nossas memórias e criar um espaço maior para cultivar as que são boas.
- Meditação
Meditação significa concentração e contemplação. Esta é uma técnica que vários métodos usam e que pode ajudar-te a gerir melhor a mente.
- Tomada de consciência
Reflete um pouco sobre que memórias há a trabalhar e como sentes que o deves fazer. Experimenta também refletir com os cinco princípios.
- Envio de Reiki
Enviar Reiki para o passado não significa apagar as nossas vivências, mas sim compreender que as podemos tratar e que hoje não somos as pessoas que éramos.
Enviar Reiki poderá também ajudar a desapegar da situação. - Mudança de hábitos
Aplica a técnica Seiheki Chiryo se tiveres o segundo nível de Reiki, irá ajudar-te a melhorar os teus hábitos, incluindo a forma como te apegas a determinadas memórias.
- Autocuidado
Aplica Reiki não só na cabeça, faz um tratamento completo e verifica como está o teu Chakra Raiz e Chakra Esplénico.
- Receber Reiki
Podes também receber Reiki como forma de tomada de consciência, limpeza e equilíbrio da tua energia, pois os nossos pensamentos são também energia.
As nossas memórias podem ser como pérolas, como um tesouro inimaginável para a nossa vida. Devemos aprender com as lições dos nossos erros, que foram escolhas em determinado momento da vida, mas também devemos saber cultivar as memórias que nos são boas.
Guardar e estimar as boas recordações não é alienarmo-nos do passado e reconstruí-lo sem as suas partes más, é sim saber escolher corretamente o que é mais valioso e corrigir o que tem de ser trabalhado.
Muitas vezes, o relacionamento com os outros é prejudicado, porque apenas nos apegamos às más recordações de um momento. Esse momento deve ser trabalhado, mas sem dúvida que o que é bom deve também ser mantido.
Quando nos recordamos de questões da infância, elas devem servir para nos dar a orientação para uma boa vida e para ajudarmos também os outros a tê-la, mas se nos apegarmos a elas sem resolução, apenas sofremos.
A missão do Usui Reiki Ryoho indica que devemos “guiar para uma vida pacífica e feliz…”, estas palavras são como as luzes de uma pista de aterragem, servem para nos orientar para o que é verdadeiramente importante.
No livro Reiki, Meditação e Consciência encontras várias dicas para trabalhar a consciência, a mente e como o fazer através da meditação e da prática de Reiki.