2019 - Consciência,  Reiki

Reiki e manipulação – então não é Reiki

Muitas vezes surge sempre o tema da manipulação ou o receio da manipulação, quando se pratica Reiki, mas será que a prática tem algo a ver com isso?

Falar de manipulação traz-nos à memória que há algo de intrusivo, não permitido, algo que está a fazer o que não foi autorizado.

Existem duas formas de compreender que a prática de Reiki não tem a ver com manipulação:

  1. Compreendendo a missão do método;
  2. Compreendendo o conceito da Energia Universal.

A missão do Método para compreender que não há manipulação

Dizia o Mestre Usui que, “A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz…”. Esta indicação, que poderás ler na tradução do seu manual em O Grande Livro do Reiki, é a direção mais clara que podemos ter sobre a nossa prática.

vida feliz mikao usui

O conceito de vida pacífica e feliz é um tema da cultura oriental que tem um significado muito próprio. Ele indica que a pessoa alcançou um grande estado de consciência e, como tal, apesar das dificuldades da vida, consegue manter a sua harmonia e equilíbrio.

Quando o Mestre Usui indica que nós devemos “guiar para uma vida pacífica e feliz”, quer seja a nossa própria vida, quer auxiliando os outros pela prática de Reiki, ele está a dizer – Promove a tomada de consciência.

Mas como poderemos nós criar esta consciência que nos guia a uma vida pacífica e feliz?

Através do cultivo da harmonia, autoconfiança, gratidão, diligência e bondade, ou seja, os cinco princípios de Reiki.

Quando praticamos Reiki com outra pessoa, são exatamente estes cinco princípios que estão ou devem estar presentes e a direção da tomada de consciência que poderá auxiliar a pessoa a ter uma vida mais pacífica e feliz.

Isto quer dizer que em momento algum somos nós que dizemos à pessoa o que fazer, mas sim ela, que terá de tomar consciência para tal. Será isto manipulação? É evidente que não.

Como a manipulação não faz parte do conceito de Reiki – A Energia Universal

Reiki significa Energia Vital Universal, ou seja, a energia que tudo anima e que está presente em todo o lado. Sendo uma energia vital, é uma energia passiva, ou seja, apenas atua perante as condições de existência da pessoa, ser vivo ou elemento da natureza.

Sendo a energia passiva e dependente das nossas próprias condições, não há forma de a aplicação de Reiki ser manipulação.

Quando se pratica Reiki dentro do que é o método Usui Reiki Ryoho, então não há manipulação. Relembrando as indicações do Mestre Usui, esforça-te para cumprir a missão do que praticamos e fará todo o sentido o que se pratica para os outros.

Quando alguém vai escolher um terapeuta ou voluntário de Reiki, deve também lembrar-se deste esclarecimento aqui indicado. Uma sessão ou consulta de Reiki não é um momento de adivinhação ou para levar a pessoa a fazer algo, assim como não é um momento em que o terapeuta manipula a energia da pessoa. Se tal acontece, então não é Reiki.

O problema de hoje em dia se chamar Reiki a muitas outras técnicas traz, por vezes, esta grande confusão. Não há problema de existirem muitas técnicas de tratamento, só não precisam chamar-se Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Bruno Miguel Ferreira Pinto Lima

    Gratidão. uma enorme Verdade ,existem muitos seres que usam adivinhaçao e manipulação e de facto não é Reiki. Grato.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.