Tratamentos de Reiki

Os benefícios de receber Reiki em grupo

O Usui Reiki Ryoho tem uma técnica que é chamada, em japonês, de Shu Chu Reiki onde dois ou mais praticantes aplicam Reiki a um receptor.

A prática pode ter muitos benefícios, não só para o receptor, mas também para os praticantes.

Shu Chu Reiki e os benefícios de receber Reiki em grupo

A aplicação de Reiki em grupo é uma excelente forma de praticar voluntariado e também desenvolver a percepção, além de saber trabalhar em equipa, harmoniosamente, para um mesmo resultado, o que não é fácil.

Para a pessoa, os benefícios são muitos, pois recebe energia de várias fontes ao mesmo tempo, pelo que é aconselhado a pessoas que estão com exaustão de energia.

Por exemplo, casos causados por depressão profunda, stress, exaustão por ansiedade, são muito bem tratados com o Reiki em grupo.

Muitas vezes, em eventos, usamos também Reiki em grupo para reduzir o tempo de aplicação, para 20 ou 30 minutos, o que não reduz a qualidade do tratamento quando os praticantes estão no momento presente.

A prática de Reiki em grupo não é melhor que a prática de Reiki por um só terapeuta, é apenas diferente.

Como aplicar Reiki em grupo

Tempo necessário: 40 minutos

Para este caso, iremos ter 40 minutos, serão 10 para a preparação dos voluntários, 10 para falar com a pessoa e 20 para aplicar Reiki. Não são tempos fixos e podem ser alterados. O tempo poderá ser aquele que têm disponível. Habitualmente faz-se entre 20 a 40 minutos, no caso de Reiki em grupo

  1. Banho seco

    Apliquem a técnica de banho seco antes de iniciar a prática.

  2. Harmonia entre os praticantes

    É importante que todos os praticantes estejam em harmonia entre si. Ao cuidar de uma única pessoa, não podem haver várias intenções ou vários propósitos – apenas um, aquele que a pessoa indicar.
    Estejam um pouco em conjunto, façam Reiki Mawashi, com as mãos nos ombros uns dos outros, e recitem os cinco princípios em conjunto.
    Se houver dificuldade em sentir a energia, está algum tempo com as mãos em gassho.

  3. Intenção

    O utente indica a sua intenção para receber Reiki e as condições que sente física, mental, emocional e energeticamente.

  4. Byosen

    O mais importante são as percepções, aquilo que cada um sente nas posições onde está. O byosen é a irradiação do desequilíbrio na pessoa. Se for muito forte, enraiza-te.

  5. Posições

    Quando são quatro ou mais praticantes, podem dividir-se pelo lado esquerdo e direito do corpo, sendo oito mãos, conseguirão abranger todas as áreas. Um poderá ficar na região da cabeça e outro nos joelhos, pés. Os restantes tratarão do peito, abdómen e bacia.
    Quando são apenas dois é como se o corpo ficasse dividido:
    Um praticante faz:
    1) Ombros
    2) Cabeça
    3) Chakra laríngeo e Cardíaco
    4) Plexo Solar
    5) Esplénico
    o outro faz:
    1) Raiz
    2) Coxas
    3) Joelhos
    4) Canelas
    5) Pés
    Coloca as mãos onde realmente sentires a necessidade que o byosen atrai, não te deixes apegar por posições fixas, mas sim pela necessidade da pessoa pela energia.
    Se tiverem o nível 2 ou 3, atenção ao uso dos símbolos, tentem manter a harmonia entre o grupo. Por vezes é mais importante o fluxo da energia em harmonia que o uso de símbolos.

  6. Final da sessão

    Ao terminar a sessão, hidratar o utente, perguntar como se sente e se foram atingidos os objetivos.

  7. Após sessão

    No final da sessão, os praticantes poderão aplicar a técnica de banho seco e chuva de Reiki, para auxiliar a limpar a energia que possa ter ficado acumulada. Se necessário usem também o enraizamento.

Podes ler no livro Reiki Guia Para Uma Vida Feliz, várias indicações sobre o voluntariado na prática de Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.