Os benefícios de receber Reiki em grupo
O Usui Reiki Ryoho tem uma técnica que é chamada, em japonês, de Shu Chu Reiki onde dois ou mais praticantes aplicam Reiki a um receptor.
A prática pode ter muitos benefícios, não só para o receptor, mas também para os praticantes.
Shu Chu Reiki e os benefícios de receber Reiki em grupo
A aplicação de Reiki em grupo é uma excelente forma de praticar voluntariado e também desenvolver a percepção, além de saber trabalhar em equipa, harmoniosamente, para um mesmo resultado, o que não é fácil.
Para a pessoa, os benefícios são muitos, pois recebe energia de várias fontes ao mesmo tempo, pelo que é aconselhado a pessoas que estão com exaustão de energia.
Por exemplo, casos causados por depressão profunda, stress, exaustão por ansiedade, são muito bem tratados com o Reiki em grupo.
Muitas vezes, em eventos, usamos também Reiki em grupo para reduzir o tempo de aplicação, para 20 ou 30 minutos, o que não reduz a qualidade do tratamento quando os praticantes estão no momento presente.
A prática de Reiki em grupo não é melhor que a prática de Reiki por um só terapeuta, é apenas diferente.
Como aplicar Reiki em grupo
Tempo necessário: 40 minutos.
Para este caso, iremos ter 40 minutos, serão 10 para a preparação dos voluntários, 10 para falar com a pessoa e 20 para aplicar Reiki. Não são tempos fixos e podem ser alterados. O tempo poderá ser aquele que têm disponível. Habitualmente faz-se entre 20 a 40 minutos, no caso de Reiki em grupo
- Banho seco
Apliquem a técnica de banho seco antes de iniciar a prática.
- Harmonia entre os praticantes
É importante que todos os praticantes estejam em harmonia entre si. Ao cuidar de uma única pessoa, não podem haver várias intenções ou vários propósitos – apenas um, aquele que a pessoa indicar.
Estejam um pouco em conjunto, façam Reiki Mawashi, com as mãos nos ombros uns dos outros, e recitem os cinco princípios em conjunto.
Se houver dificuldade em sentir a energia, está algum tempo com as mãos em gassho. - Intenção
O utente indica a sua intenção para receber Reiki e as condições que sente física, mental, emocional e energeticamente.
- Byosen
O mais importante são as percepções, aquilo que cada um sente nas posições onde está. O byosen é a irradiação do desequilíbrio na pessoa. Se for muito forte, enraiza-te.
- Posições
Quando são quatro ou mais praticantes, podem dividir-se pelo lado esquerdo e direito do corpo, sendo oito mãos, conseguirão abranger todas as áreas. Um poderá ficar na região da cabeça e outro nos joelhos, pés. Os restantes tratarão do peito, abdómen e bacia.
Quando são apenas dois é como se o corpo ficasse dividido:
Um praticante faz:
1) Ombros
2) Cabeça
3) Chakra laríngeo e Cardíaco
4) Plexo Solar
5) Esplénico
o outro faz:
1) Raiz
2) Coxas
3) Joelhos
4) Canelas
5) Pés
Coloca as mãos onde realmente sentires a necessidade que o byosen atrai, não te deixes apegar por posições fixas, mas sim pela necessidade da pessoa pela energia.
Se tiverem o nível 2 ou 3, atenção ao uso dos símbolos, tentem manter a harmonia entre o grupo. Por vezes é mais importante o fluxo da energia em harmonia que o uso de símbolos. - Final da sessão
Ao terminar a sessão, hidratar o utente, perguntar como se sente e se foram atingidos os objetivos.
- Após sessão
No final da sessão, os praticantes poderão aplicar a técnica de banho seco e chuva de Reiki, para auxiliar a limpar a energia que possa ter ficado acumulada. Se necessário usem também o enraizamento.
Podes ler no livro Reiki Guia Para Uma Vida Feliz, várias indicações sobre o voluntariado na prática de Reiki.