
Hospital de Reiki na Feira Alternativa de Lisboa
A 6, 7 e 8 de Setembro o CENIF Amadora participou com o projeto de Hospital de Reiki na Feira Alternativa de Lisboa.
Contamos com a participação dos seguintes terapeutas voluntários que se distribuíram por vários turnos ao longo da realização da Feira.
- Teresa Mesquita
- Yuliya Kuznetsova
- Alexandre Môsca
- Ana Santos
- Carina Lopes
- Cláudia Santos
- Guida Rodrigues
- Filomena Costa
- Verónica Amaral
- Carmo Alves
- Paula Reis
- Paulo Costa
- Sónia Martins
- Raquel Braciela
- Virgínia Pinto
Foram atendidas mais de 30 pessoas algumas das quais deixaram um donativo para o terapeuta. Estando enquadrado na Feira o Hospital de Reiki não podia apenas oferecer sessões de Reiki gratuitas para não causar desconforto a outros espaços presentes e assim acreditamos que pudemos proporcionar uma solução harmoniosa para todos.

O nosso muito obrigado por estarem a representar o projeto do Hospital de Reiki, pela simplicidade na vossa força de vontade e bom caracter na prática, sempre com Reiki na mente e coração. Foram dias muito exigentes, com horários exigentes, mas o apoio mútuo e o acreditar numa causa em tudo ajudaram.

Hospital de Reiki na Feira Alternativa
O que é o Hospital de Reiki
O Hospital de Reiki Itinerante (HRI) é um projeto do CENIF que conta com a participação de terapeutas voluntários da escola e também voluntários do Núcleo de Guimarães da Associação Portuguesa de Reiki.
O objetivo do projeto é o de auxiliar as comunidades, instituições, associações e freguesias, através da terapia Reiki, promovendo o bem-estar dos seus utentes. Estes projeto é gratuito para os utentes e patrocinado pelo CENIF.
À data de publicação deste artigo, o Hospital de Reiki conta já com 23 participações, principalmente a norte do país, tendo tido também um evento em Portimão, na instituição Catraia.

Testemunhos dos voluntários
Partilhamos convosco alguns dos testemunhos dos nossos voluntários.
A minha participação na Feira Alternativa no projeto Hospital de Reiki da CENIF, a convite do Mestre João Magalhães, correspondeu à confirmação de que o Reiki necessita de existir sempre em nós!
Alexandre Môsca
A adesão das pessoas foi surpreendente e muito gratificante.
Nós, voluntários de Reiki, usufruímos de um momento ímpar de partilha, convívio e gratidão.
A todos, sem exceção, cuja participação promoveu um evento tão enriquecedor, muito obrigado!
Foi maravilhoso fazer parte deste projecto!
Raquel Barciela
A harmonia, a confiança, a segurança partilhada foi extraordinária.
Bem haja João
A Feira Alternativa 2019, foi a prova da aceitação da minha presença viva e limpa.
Maria Guida Ferreira Rodrigues
Sem analisar, eu dei e recebi, eu senti, eu experimentei e apreciei.
Uma experiência pessoal única que vai permanecer na base da minha busca, do meu caminho!
Grata pelo que tenho aprendido com o meu mestre, João Magalhães!
Gostei muito e espero vir a participar em outros eventos. Grata.
Sónia Martins
Foi uma experiência fantástica para mim e com muita adesão por parte dos visitantes. Muitos já conheciam o CENIF outros quiseram conhecer. O feed-back foi muito positivo. Talvez se existisse uma segunda marquesa os casais, ou familiares poderiam usufruir simultaneamente do tratamento. Seguramente que participarei novamente neste evento para o ano caso ocorra.
Cláudia Santos
Passaram duas crianças de 6 e 8 anos e uma mãe com outra bébé de colo.
As crianças perguntaram isto é o quê mãe?
É Reiki respondeu.E logo as duas em simultâneo a dizerem: “eu quero, eu quero, sim mãe, please…” a outra criança disse eu também quero e puseram-se as duas aos saltos em redor da mãe a suplicarem.
A mãe aproximou-se e perguntou o que era Reiki ao que lhe respondi que
tratava-se de equilíbrio energético e a mãe questionou o que elas iriam sentir e ou notar?
respondi que as crianças iriam sentir-se bem, mas quem iria notar o efeito seria ela (mãe).Colocamos as duas na marquesa e no meio da sessão as crianças já tinham adormecido.
No final, a mãe incrédula não sabia o que dizer e pediu uma sessão também para experimentar.Agradeço a oportunidade que me proporcionaste por este evento.
Carmo Alves
Foi MUITO BOM estar nesta partilha, e ao dispor para o que for necessário.
Foi a primeira vez que fiz voluntariado com reiki na feira-alternativa e a experiência foi muito positiva no que diz respeito ao contacto com outros colegas, e pessoas que nos abordavam para fazerem reiki. Grata
Carina Chandra Lopes
Gostei muito da experiência. Foi desafiante e uma forma de pôr em pratica o que aprendi durante estes meses com o João. Fiz sessões com o Paulo e sozinha. Foi muito interessante passar reiki a pessoas desconhecidas. Duas delas nunca tinham recebo reiki foi muito gratificante ver a expressão delas antes e depois. Durante as sessões optei por passar reiki nos chacras e depois voltar ou insistir nas zonas mais problemáticas. Curiosamente, no final ao falarmos percebi que essas zonas estavam com problemas e com acompanhamento médico. Espero voltar a ter a oportunidade de partilhar reiki com quem precisa.
Paula Reis
Gostei muito! Experiência única e absolutamente útil para terapeutas e praticantes de reiki. Assisti 3 pessoas, espero que tenham gostado e fiz o para melhor deles. Obrigada Mestre João para esta oportunidade! Com certeza vou participar nas edições seguintes!
Yuliya
Foi um grande prazer estar presente pela primeira vez na Feira Alternativa a representar o Projecto Hospital de Reiki Itinerante. O ambiente foi incrível e o stand permitiu-nos receber as pessoas e fazer a nossa prática com tranquilidade e descrição. No geral todos gostaram muito de receber reiki, alguns já tinham recebido anteriormente e outros tiveram a sua primeira experiência que foi pelo comentado muito agradável. Muito obrigada a todos que apareceram para receber, ao meu mestre João Magalhães por tudo que me ensina todos os dias e aos meus colegas que estiveram presentes nesta doação.
Ana Valentim Santos
Regressei a casa de coração cheio!!! Grata, muito grata ao CENIF pela oportunidade, ao Mestre João Magalhães, que através do seu exemplo nos faz querer e acreditar mais é mais, a todos os coleguinhas que estiveram por lá e a todos os que vieram até nós!!! A repetir e repetir…
Filomena Costa
A importância do voluntariado
Não basta apenas querer fazer voluntariado, é preciso também ter a capacidade para se ser voluntário. Por vezes desejamos as condições ideais, mas será que conseguiremos ser voluntários se não as tivermos?
A prática de Reiki relembra-nos sempre a atitude da “montanha e o bambu“, ou seja, a resiliência e flexibilidade que somos capazes de ter, encontrando contentamento no que fazemos. Cumprindo os cinco princípios, os voluntários entendem o seu esforço e que este faz parte do desejo de doação incondicional que têm pelo outro.
Ser voluntário é também um longo caminho de aprendizagem e é uma prática que nos ajuda a melhorar não só na técnica, mas também no caracter. Pratica Reiki, auxilia a tua comunidade com o voluntariado.

