
Como compreender os nossos padrões de vida
Um dos grandes propósitos da prática de Reiki é a mudança de atitude e para tal, procuramos a consciência sobre os nossos padrões de vida.
Mas o que serão padrões de vida e será que faz sentido termos considerações sobre tal?
Os padrões de vida e como a prática de Reiki pode auxiliar
Todos nós temos uma determinada tendência na vida. Não que algo esteja pré-determinado, mas sim um caminho que nos parece natural. O percorrer natural do nosso caminho de vida faz parte dos padrões de vida, no entanto, outras características trazem-nos padrões que não são assim tão bons. Por exemplo, podemos ter relacionamentos que terminam sempre da mesma forma, ou que se desenrolam da mesma forma.
Podemos ter empregos que geram sempre as mesmas situações desconfortáveis para nós e ainda desafios familiares que se podem tornar bastante exigentes.
Podemos, facilmente, colocar o peso de todos os problemas nos outros, mas também podemos encarar estas situações como padrões de vida que nós próprios criamos, quer seja por aquilo que observamos, escutamos ou por aquilo que aprendemos ao longo do tempo.
A mudança dos padrões de vida
Quando percebes que há uma determinada linha de acontecimentos na tua vida que se repete na forma de um padrão, precisas compreender o que leva a que isso aconteça.
Pode parecer algo bem difícil, mas talvez os cinco princípios possam ajudar. Escreve mesmo as perguntas e as tuas respostas, não deixes tudo na mente:
- Sou calmo
De que forma estes padrões me fazem sair daquilo que seria a minha harmonia correta?
- Confio
Será que estes padrões surgem por uma falta de autoconfiança ou falta de autoestima? Que visão tenho de mim mesmo?
- Sou grato
Que lições compreendo que este tipo de situações me pode trazer? Como posso crescer com estas aprendizagens?
- Trabalho honestamente
Compreendendo essas aprendizagens pelos padrões de vida, porque eu não consigo mudar? O que me falta ou como me poderei empenhar para tal?
- Sou bondoso
Mudar os padrões de vida traria algo de bom para mim e para os outros? Se sim, não merecerei esse algo de bom? Se não mereço, porque acho tal?
Depois de perceberes quais as origens desses padrões de vida, então está na altura de os trabalhares. Devo salientar que deves sempre procurar ajuda de um profissional de saúde quando existem situações que assim o requerem, como questões psicológicas ou físicas.
Como aplicar Reiki para a mudança de padrões de vida
Sem dúvida que uma das melhores práticas é a da meditação, por isso mesmo, experimenta praticar o Joshin Kokyu Ho, que é a técnica meditativa, através da respiração. 15 minutos diariamente poderão auxiliar-te a encontrar a serenidade mental que necessitas para estar cada vez mais consciente das tuas questões e da tua força interior. Progressivamente, vai aumentando o tempo.
Se sentes que as questões que te levam a determinados padrões de vida são uma espécie de intoxicação, então usa a técnica Heso Chiryo, a técnica de tratamento pelo umbigo, que te pode auxiliar a desintoxicar mental, emocional e fisicamente. Tem atenção à intenção que colocas.
Finalmente, usa o Nentatsu ou Seiheki Chiryo para que possas mudar a tua atitude e comportamento. Por exemplo se tens tendência a procrastinar, assume a tua responsabilidade sem medo pois já alcançaste o mais difícil, viver. Visualiza-te, neste exemplo, como se não houvesse qualquer tipo de barreira que não pudesses transpor, incluindo aquelas que tu mesmo crias.
A vida não nos quer mal, de forma alguma. Nem nós devemos fazer esse mal a nós próprios, nem aos outros. Os padrões de vida que nos levam a algo que não é bom, servem apenas para ser mudados e para compreendermos que todos precisamos do nosso caminho de crescimento.
Lê no livro Reiki Guia do Método de Cura, várias abordagens para o tratamento de questões.

