Quando mudar a posição das mãos no autotratamento?

No autotratamento Reiki surge sempre a questão de quando devemos mudar a posição das mãos?

Esta é uma questão muito válida e que tem pelo menos dois tipos de indicação/resolução – um é ocidental o outro é oriental.

Mas há também outra questão importante – como mudar a posição das mãos?

Quando e como mudar a posição das mãos no autotratamento Reiki

A perspetiva ocidental

No ocidente, como precisamos sempre de contabilizar tudo e ter a mente bem organizada com respostas, criou-se (muito beneficamente) um conjunto de músicas que têm sininhos.

Estes sininhos podem tocar de dois em dois, ou de três em três minutos e é através desta indicação sonora que nós mudamos a posição das mãos ao realizarmos o autotratamento.

Então, a escolha da duração padronizada fica a cargo do praticante e da sua disponibilidade de tempo.

Neste video do Youtube do CENIF podes encontrar uma música com sininhos para te orientar no teu autotratamento. Repara que é apenas um exemplo, não tens que usar esta música ou não tens que seguir esta indicação de tempo.

A perspetiva oriental para mudar a posição das mãos

A perspetiva oriental é muito mais correta e coincidente com aquilo que o Mestre Usui nos indicou. Devemos praticar durante o tempo que seja necessário.

Repara que quanto mais praticares, melhor a tua vibração energética, potenciando o teu equilíbrio e harmonia.

Então, o que propunha o Mestre Usui?

Que apenas saíssemos de uma posição a ser tratada, quando parasse o byosen, ou seja, a irradiação de algum desequilíbrio no nosso corpo energético.

Esta solução é muito correta, pois realmente estaremos a tratar melhor quando a sensação desaparece, mas para nós, ocidentais, isso poderia representar horas de autotratamento, algo que também nos leva a uma reflexão profunda da nossa forma de estar e do bem-estar que temos vindo a cultivar na nossa vida.

A mudança da posição das mãos

Quando vais mudar de uma posição para a outra, por exemplo, quando passas do Chakra Laríngeo para o Chakra Cardíaco, experimenta fazê-lo uma mão de cada vez, ou seja, passas uma mão para o Chakra Cardíaco e só depois é que passas a outra mão.

Não tens que te preocupar qual é a mão que passa primeiro, pois na prática de Reiki não existe polaridade ou preferência. No início da prática até muitos tratamentos eram apenas realizados com uma só mão.

Assim, no teu autotratamento, tem tempo para te cuidares, vai mudando as posições quando o byosen abrandar e fá-lo também com harmonia, como se fosse um passar sereno de posição.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.