Nível 3B - Gokukaiden

Será que se deve mudar de Mestre de Reiki ou não?

Querer mudar de Mestre de Reiki pode ter a ver com inúmeras questões, todas elas particulares e próprias do aluno, como tal, não é isso que está em questão, mas sim a elucidação sobre essa mudança e até mesmo a perspetiva histórica.

Mudar de Mestre de Reiki – sim, não ou como

A tradição japonesa de disciplinas como Reiki é manter apenas um Mestre, escolher apenas uma escola. Quando um aluno escolhia uma escola ou mestre para seguir, ele também teria que ser aceite e muitas vezes passaria por árduas provações até ser reconhecido como aluno. Esta era a perspetiva japonesa e culturalmente, de certa forma, as pessoas continuam a seguir aquele que escolheram e aquele que também as escolheu.

Na cultura ocidental não existe este enraizamento de aprendizagem. Em muitos dos nossos hobbies ou aprendizagens extra-curriculares, escolhemos o que está mais perto de casa ou do trabalho, o que ensina também amigos, alguém pelo qual temos empatia ou até mesmo, o valor do curso.

Então, muitas vezes o aluno se depara com o querer mudar de Mestre, quer porque mudou de residência, encontrou outro com mais empatia, quer estar perto de pessoas conhecidas, ou até muitas outras razões.

Mudar de Mestre de Reiki é algo de comum no ocidente e será bom ou não, dependendo da aprendizagem que o aluno tem, daquilo que alcança com a sua prática e se realmente vai fazer uso dos valores mais profundos do Usui Reiki Ryoho.

Então será que um aluno deve mudar de Mestre de Reiki?

Essa é uma questão que unicamente ele poderá responder. Para tomar a sua decisão, numa consciência informada, deve ter em conta o seguinte.

  1. Intenção

    Mudar com que intenção? Ou seja, qual se torna agora a razão de praticar Reiki?

  2. Formação

    Se a mudança for por uma questão de formação, o que queres que seja mudado? E o novo Mestre de Reiki irá garantir essa formação?
    Terás um acompanhamento ao longo do tempo que fará evoluir a tua prática?

  3. Respeito

    Algo te foi transmitido de uma determinada forma. Poderás não ter gostado da tua formação, mas nada impede que mesmo assim se mantenha o respeito pelo ensinamento. Muitas vezes aplica-se apenas o “eu faço como vi fazer”.
    Se o amor é um valor que une as pessoas, o respeito é a força que traz harmonia à vida.

O que o novo Mestre de Reiki deve ter em atenção

Receber um aluno que teve já a sua aprendizagem com outro Mestre de Reiki, requer também alguma atenção:

  • Respeitar os ensinamentos do Mestre de Reiki anterior;
  • Compreender que há ensinamentos que apesar de terem a mesma base, poderão ser diferentes, tais como os cinco princípios ou mesmo as posições do tratamento de Reiki;
  • Auxiliar o novo aluno a integrar-se nas novas práticas e ritmos da turma;
  • Saber recomendar regressar a um nível anterior se não tiver à vontade com esses ensinamentos.

Sobre este ponto, em algumas escolas, quando a pessoa pretende mudar de Mestre de Reiki, ela deve repetir os níveis anteriores, começar do início. Isso não é incorreto, pois é uma garantia que o praticante irá integrar todos os conhecimentos do novo sistema de ensino.

Se alguém deve ou não mudar de Mestre de Reiki é apenas uma opção do próprio, pelas suas próprias razões.

Se és Mestre de Reiki e o teu aluno mudou para outra escola, lembra-te dos cinco princípios, não tenhas apego, observa as lições que a situação te traz e faz também a tua própria mudança positiva.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Filomena Maria Viçoso Caetano

    OLÁ JOÃO MAGALHÃES BOM AMIGO E MESTRE DE REIKI.
    COM A DEVIDA MODÉSTIA E A MINHA VERDADE INTERIOR…É ISSO MESMO A ESCOLHA OU MUDANÇA DE MESTRE DE REIKI….VEM DE DENTRO E É INEVITÁVEL…FOI O QUE ME ACONTECEU.
    E ACERTEI.
    OBRIGADO JOÃO MAGALHÃES.
    🌞 FILOMENA MARIA VIÇOSO CAETANO

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.