Chakras

Como limpar o Chakra Cardíaco

Pode ser necessário limpar o Chakra Cardíaco, até com alguma frequência, se sentimos que os nossos sentimentos não estão em equilíbrio e, de alguma forma, não estamos a comunicar corretamente com a nossa própria razão.

Para nós, praticantes de Reiki, este Chakra é também muito importante em termos de energia, pois é dele que a energia se “desloca” para as mãos, por isso mesmo, é importante manter uma mente limpa e um coração predisposto.

Como limpar o Chakra Cardíaco pela prática de Reiki

O nosso quarto centro de consciência é commumente conhecido por Chakra Cardíaco e nele residem os nossos grandes valores humanos como a integridade, amor, bondade e compaixão, mas poderá ser um centro de consciência que nos trás também muitos desafios, quando não está devidamente alinhado, ou seja, em equilíbrio e harmonia, com o nosso propósito de vida.

Neste centro de consciência, reside também a sede do nosso desejo e este poderá ter objetivos construtivos ou não. Quando o desejo não está em conformidade com os melhores valores do nosso Chakra Cardíaco, este começa a entrar em desarmonia, mais ainda, quando não consegue comunicar com a nossa razão e a própria consciência parece estar oculta do saber destes desejos. Assim se torna importante estarmos vigilantes e sabermos limpar o Chakra Cardíaco.

O Chakra Cardíaco

Lembra-te de observar os cinco princípios pois eles poderão ajudar-te a compreender melhor o teu coração, os desejos e motivações da tua vida.

Assim, de uma forma sintetizada, podes limpar o Chakra Cardíaco através:

  1. Meditação

    Retira-te por uns momentos e pratica Gassho Kokyu Ho;
    Leva a tua atenção ao Chakra Cardíaco e sente o que o perturba, que peso tem;
    Imagina que retiras esse peso energético do seu interior;
    Depois, com a tua respiração, imagina que levas energia até ao Chakra Cardíaco, tornando-o cada vez mais brilhante e leve.

  2. Autotratamento

    Além de aplicares um autotratamento completo, com a intenção de limpar o Chakra Cardíaco, podes também fazer exercícios mais específicos, como colocares uma mão no Chakra Cardíaco e a outra ir de Chakra em Chakra, por exemplo:
    – Mão esquerda no Chakra Cardíaco, mão direita no Raiz;
    – Depois passa a mão direita para o Esplénico;
    – E assim sucessivamente até chegar à Coroa.
    Podes também fazer este exercício começando na Coroa e terminando na Raíz.

  3. Filosofia de vida

    Observa conscientemente o que tem vindo a trazer desequilíbrio ao teu quarto Chakra. Vamos supor que é o desejo de teres paz, então essa é uma irrequietude que poderá abalar as fundações do teu ser. Será que realmente a paz vem com os outros deixarem de te incomodar, ou será que ela surgirá quando estiveres em paz contigo mesmo?
    Então reflete através dos cinco princípios sobre o tema que te traga irrequietude.

  4. Técnicas

    Se estás em desarmonia, podes experimentar aplicar a técnica de desintoxicação, o Heso Chiryo com a intenção de te desapegares e equilibrares em relação ao que sentes e, depois, o Seiheki Chiryo, a técnica de tratamento para a mudança de hábitos.

Mesmo sentindo que a tua maior questão te leva a querer limpar o Chakra Cardíaco, experimenta fazer o mesmo com os restantes e podes fazê-lo de uma forma simples, através da seguinte meditação:

Podes ler mais aprofundadamente sobre este tema em O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.