Como limpar o Chakra Cardíaco

Pode ser necessário limpar o Chakra Cardíaco, até com alguma frequência, se sentimos que os nossos sentimentos não estão em equilíbrio e, de alguma forma, não estamos a comunicar corretamente com a nossa própria razão.

Para nós, praticantes de Reiki, este Chakra é também muito importante em termos de energia, pois é dele que a energia se “desloca” para as mãos, por isso mesmo, é importante manter uma mente limpa e um coração predisposto.

Como limpar o Chakra Cardíaco pela prática de Reiki

O nosso quarto centro de consciência é commumente conhecido por Chakra Cardíaco e nele residem os nossos grandes valores humanos como a integridade, amor, bondade e compaixão, mas poderá ser um centro de consciência que nos trás também muitos desafios, quando não está devidamente alinhado, ou seja, em equilíbrio e harmonia, com o nosso propósito de vida.

Neste centro de consciência, reside também a sede do nosso desejo e este poderá ter objetivos construtivos ou não. Quando o desejo não está em conformidade com os melhores valores do nosso Chakra Cardíaco, este começa a entrar em desarmonia, mais ainda, quando não consegue comunicar com a nossa razão e a própria consciência parece estar oculta do saber destes desejos. Assim se torna importante estarmos vigilantes e sabermos limpar o Chakra Cardíaco.

O Chakra Cardíaco

Lembra-te de observar os cinco princípios pois eles poderão ajudar-te a compreender melhor o teu coração, os desejos e motivações da tua vida.

Assim, de uma forma sintetizada, podes limpar o Chakra Cardíaco através:

  1. Meditação

    Retira-te por uns momentos e pratica Gassho Kokyu Ho;
    Leva a tua atenção ao Chakra Cardíaco e sente o que o perturba, que peso tem;
    Imagina que retiras esse peso energético do seu interior;
    Depois, com a tua respiração, imagina que levas energia até ao Chakra Cardíaco, tornando-o cada vez mais brilhante e leve.

  2. Autotratamento

    Além de aplicares um autotratamento completo, com a intenção de limpar o Chakra Cardíaco, podes também fazer exercícios mais específicos, como colocares uma mão no Chakra Cardíaco e a outra ir de Chakra em Chakra, por exemplo:
    – Mão esquerda no Chakra Cardíaco, mão direita no Raiz;
    – Depois passa a mão direita para o Esplénico;
    – E assim sucessivamente até chegar à Coroa.
    Podes também fazer este exercício começando na Coroa e terminando na Raíz.

  3. Filosofia de vida

    Observa conscientemente o que tem vindo a trazer desequilíbrio ao teu quarto Chakra. Vamos supor que é o desejo de teres paz, então essa é uma irrequietude que poderá abalar as fundações do teu ser. Será que realmente a paz vem com os outros deixarem de te incomodar, ou será que ela surgirá quando estiveres em paz contigo mesmo?
    Então reflete através dos cinco princípios sobre o tema que te traga irrequietude.

  4. Técnicas

    Se estás em desarmonia, podes experimentar aplicar a técnica de desintoxicação, o Heso Chiryo com a intenção de te desapegares e equilibrares em relação ao que sentes e, depois, o Seiheki Chiryo, a técnica de tratamento para a mudança de hábitos.

Mesmo sentindo que a tua maior questão te leva a querer limpar o Chakra Cardíaco, experimenta fazer o mesmo com os restantes e podes fazê-lo de uma forma simples, através da seguinte meditação:

Podes ler mais aprofundadamente sobre este tema em O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.