2019 - Consciência,  A condição humana

A mágoa e a tristeza são como água suja

Pode parecer estranho, mas a mágoa e a tristeza são como água suja para o nosso corpo energético.

Quando sentimos mágoa ou mesmo tristeza, é como se ficássemos um pouco mais pesados. Parecemos abatidos, sentimo-nos cinzentos e as coisas por vezes deixam de fazer sentido, como se tivéssemos mergulhado num pântano.

Quanto mais permanecemos nesse estado, mais parados parecemos… é como se o sol tivesse saído da nossa vida e a comida não tivesse mais paladar, é como se ninguém nos contentasse e a vida não fizesse sentido.

Será que é uma questão dos outros, ou nossa própria?

Como tratares a mágoa e a tristeza do ponto de vista da energia e de Reiki

Imagina que o teu corpo tem dentro dele energia em estado líquido, distribuída em vários reservatórios como os órgãos e os chakras.

Visualiza que a mágoa e a tristeza que tens começa a surgir como uma água suja, escura, na região do teu Chakra Cardíaco, ao centro do peito. Essa água não só polui a zona, tornando-a mais escura e pesada, como devido ao seu peso, começa a cair, a escorrer, pelo corpo abaixo.

Ela vai poluindo o Chakra do Plexo Solar, inquinando as nossas emoções, quebrando a alegria no Chakra Esplénico e ainda destruturando a nossa base de vida no Chakra Raiz.

Então, quer estejas a fazer o autotratamento ou mesmo a tratar outros, podes ter em conta as seguintes considerações:

  1. De onde vem a mágoa e tristeza

    O que causou a tua mágoa e tristeza?
    É algo do momento ou é algo que já vem de algum tempo, acumulando com um conjunto de situações?
    Qual a tua atitude que faz com que surja mais mágoa e tristeza, qual o teu pensamento que as desperta?

  2. Onde estão alojadas

    Em que região do teu corpo elas se encontram, como as sentes lá?

  3. Como são

    Qual a forma que a tua mágoa e tristeza tem? É sólida, é líquida, é um vapor? O que as define, como as conseguirias “agarrar”?

  4. Retirar para preencher

    Agora que compreendes melhor a tua mágoa e tristeza, poderás mais facilmente retirar essa energia de ti. Lembra-te que na prática terapêutica de Reiki, trabalhamos apenas com energia e com a filosofia de vida, mudamos a atitude.
    Ao inspirar, agarra a forma com que sentes a mágoa e tristeza, da zona do teu corpo onde crês que está alojada;
    Ao expirar, retira-a e liberta-a;
    Se quiseres, usa a respiração Joshin Kokyu Ho para deixares sair ainda mais depressa esse teu peso, como se fosse um vapor que se liberta;
    Quando sentires que estás mais liberto, com maior harmonia, então preenche-te de Reiki, não só no local, mas também fazendo um tratamento completo, para que a energia volte a circular por todo o corpo.

Não deixes que estes sentimentos te poluam, trata deles com diligência e também com bondade.

Se a mágoa e tristeza já estiverem demasiado enraizadas em ti, procura um especialista médico que te possa auxiliar e, se quiseres, complementa com outras áreas que te possam auxiliar a retomar o equilíbrio e harmonia.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.