Como estudar o livro Buda Shakyamuni – Uma Biografia

No dia da celebração do aniversário do Buda Shakyamuni, em Lisboa, a 26 de Maio de 2019, foi lançado o livro Buda Shakyamuni – Uma Biografia, pela Editora Farol. Este é um livro extraordinário sobre a vida e ensinamentos de Buda, que viveu com o nome de Sidarta Gautama.

A leitura e estudo de Buda Shakyamuni – Uma Biografia

Sendo uma biografia, é muito natural que o percurso da leitura seja feita do princípio ao fim, para o entendimento de todo o percurso de vida de Sidarta Gautama e de porque se tornou Buda, ou seja, alguém que Despertou.

É um livro com 47 capítulos e deles, poderás ter em perspetiva o seguinte:

  • A sociedade indiana no tempo do Buda Shakyamuni;
  • A sua família;
  • As lições de infância;
  • O caminho na adolescência;
  • A vida adulta;
  • A aprendizagem que teve;
  • As lições que transmitiu.

Ao ler o livro, compreendemos que Buda Shakyamuni foi uma pessoa comum, como todos nós, apesar de ter nascido um principe, com todas as regalias. Ele teve medo da vida e mais medo da morte. Isso podia tê-lo paralisado, mas trouxe-lhe uma irrequietude que o moveu para algo que seria maior que o seu pensamento e de grande importância para a humanidade.

Neste livro, podes também encontrar os ensinamentos basilares do Budismo como os Doze Elos da Origem Condicionada (pág. 127) e muitas das sementes que hoje nos trazem esclarecimento sobre o sofrimento.

Observa também o próprio percurso do Budismo, as dificuldades que Buda Shakyamuni e os seus discípulos encontraram, quais foram as respostas de Buda à vida monástica, à doação e à vida laica.

Do princípio ao fim, este livro está preenchido de muitos ensinamentos úteis e escrito de uma forma simples e clara. Não é apenas um livro para Budistas, mas sim para todos os que queiram ter uma noção de quem foi Buda e até mesmo dos vários momentos históricos da sua vida.

O livro Buda Shakyamuni – Uma Biografia, está à venda nas livrarias e superfícies comerciais.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.