Buda Shakyamuni – Uma biografia

Alguns anos atrás, descobri que o Venerável Mestre Hsing Yun tinha publicado a biografia do Buda Shakyamuni, havendo uma versão já em inglês. Tendo um grande apreço por compreender como seguir o exemplo de vida de um grande homem, esse livro fez surgir na minha mente e coração um bom desejo: que pudesse estar disponível aos portugueses que desejam conhecer Buda e a sua história, numa linguagem acessível, verdadeira e que transportasse aos vários momentos e ensinamentos de Siddhartha Gautama e do Buda Shakyamuni.

Com esta semente a crescer em mim pelo trabalho da meditação, pedi à Venerável Mestre Miao Yen — que agora se encontra no templo de Berlim —, se me conseguiria arranjar o livro. Com a sua habitual bondade e apreço, assim foi, tendo sido requisitado ao templo de Londres um exemplar.

Após a publicação de Ser Bom: Ética Budista para o Dia a Dia e O Caminho para a Iluminação, na Nascente, criaram-se as condições para o livro ser publicado pela Farol, chancela também da 20|20 Editora. O exemplar que entreguei, para estudo e apoio à tradução, foi o mesmo que a Venerável Mestre Miao Yen me deu. Assim, com grande valor simbólico, acredito que este livro continua a cultivar bons ensinamentos e boa energia a todos aqueles que com ele lidam.

Em todo o caminho que este livro percorreu, desde a sua criação, ao desejo de ser traduzido para português e até chegar a ti, podemos encontrar os ensinamentos de Buda, da interdependência, da causa e efeito, da criação de condições favoráveis e boas afinidades.

Um simples livro pode dar-nos uma resposta de vida.Mas qual a razão de se ter interesse em ler esta biografia de Buda?

Na sua longa vida, de cerca de 80 anos, Siddhartha Gautama, que viríamos a conhecer como Buda Shakyamuni, observou o sofrimento, a morte e, como todos nós, ansiou não ter de passar por esse sofrimento e final assustador. Casou aos 17 anos com Yashodhara e tiveram um filho, Rahula. Mas aos 29 anos, Siddhartha tornou-se mais inquieto com o sofrimento que sabia existir e decidiu abandonar o palácio e todas as riquezas materiais, que lhe geravam uma falsa sensação de felicidade. Após um período de ascetismo, que quase ditou o fim da sua vida, descobriu o «Caminho do Meio», ou seja, que nem devemos ser demasiado indulgentes, procurando o prazer, nem demasiado rígidos, ausentando-nos da realidade e mortificando o corpo.

Por aqui vemos também o espelhar dos ensinamentos do Venerável Mestre Hsing Yun, na vertente a que chama Budismo Humanista. Siddhartha alcançou o seu caminho e a iluminação.

Ele despertou e, por isso mesmo, chamaram-no de «Buda, o desperto». Esta biografia do Buda Shakyamuni encontra-se dividida em 47 capítulos que passam pela descrição da sociedade contemporânea de Gautama, o seu nascimento e vivência no palácio dos Shakya, a saída do palácio, até aos seus ensinamentos e ao parinirvana que alcançou, rompendo o ciclo de nascimento e morte.

No seu livro The Everlasting Light: Dharma Thoughts of Master Hsing Yun, volume Harmony, o Venerável Mestre Hsing Yun diz:

Aqueles que possam ultrapassar grandes dificuldades, irão eventualmente alcançar boas oportunidades. Aqueles que possam resolver grandes dificuldades, poderão eventualmente evitar grandes crises. Aqueles que possam defrontar dificuldades, podem eventualmente dar a volta a situações. Aqueles que não temem dificuldades, irão agarrar as oportunidades.

Ven. Mestre Hsing Yun

São estes ensinamentos que vais encontrar ao longo da história de Buda. Este grande homem soube compreender a arquitetura do ser humano, de todos os seres sencientes e a engenharia da mente. Nos textos do Anguttara Nikaya, podemos encontrar um ensinamento sobre o desenvolvimento da serenidade e discernimento.

Dizia Buda:

Quando a serenidade é desenvolvida, que benefícios experienciamos? A mente é desenvolvida. Quando a mente é desenvolvida, que benefícios experienciamos? Toda a luxúria é abandonada. Quando o discernimento é desenvolvido, que benefício experienciamos?

A sabedoria é desenvolvida. Quando a sabedoria é desenvolvida, que benefício experienciamos? Toda a ignorância é abandonada. A mente, poluída pela luxúria, não é libertada, e a sabedoria, poluída pela ignorância, não é desenvolvida. Assim, monges, através do desvanecer da luxúria surge a libertação da mente, e através do desvanecer da ignorância, surge a libertação pela sabedoria.»

Ao seu filho, que também se tornou seu discípulo, Buda disse:

Rahula, se és um discípulo de Buda, deves aprender a ter tolerância e a suportar todo o tipo de adversidades. Nunca abrigues o veneno do ódio no teu coração e apieda-te dos seres sencientes com um coração compassivo.

Esta não é apenas uma biografia, mas um oceano de sabedoria que nos guia para além do sofrimento. Desejo, em sinceridade, que possas apreciar este livro, e também tu, à tua própria maneira, segundo o teu próprio caminho, possas ser Buda, possas despertar e caminhar mais seguro numa vida feliz e pacífica. Buda foi um ser humano que ensinou seres humanos.

João Magalhães, 因智 – BLIA Elder Advisor

Dedicado ao Venerável Mestre Hsing Yun, Mestre Chueh Yann, Mestre Miao Yen, Elisa Chuang e a todos os membros da BLIA.

Buda Shakyamuni – Uma Biografia – Ficha Técnica

Buda Shakyamuni - Uma Biografia Book Cover
Buda Shakyamuni – Uma Biografia Budismo Ven. Mestre Hsing Yun Editora Farol Maio de 2019 416 páginas

A história da jornada épica do Buda Shakyamuni para a iluminação é talvez a narrativa mais importante da tradição budista. Nesta obra são descritas todas as dificuldades, bem como os triunfos e a compaixão sem limites deste percurso.
Ao longo de 47 capítulos, o leitor fica a conhecer toda a vida do Buda, desde o seu celebrado nascimento e juventude privilegiada até à renúncia dos desejos e ilusões, bem como a sua iluminação, as décadas seguintes que passou a ensinar e, por fim, o alcançar do nirvana final.
Baseado em fontes bibliográficas ancestrais e fidedignas, Buda Shakyamuni: Uma biografia revela-se uma narrativa singular que apresenta de forma clara e apelativa toda a trajetória de vida do Buda. Publicada pela primeira vez em mandarim, esta imprescindível obra do Venerável Mestre Hsing Yun está finalmente disponível em Portugal.
Assim, serão cada vez mais os que através deste conhecimento se aproximarão dos verdadeiros e maravilhosos ensinamentos do Grande Mestre Primordial: o Buda.

O Venerável Mestre Hsing Yun é monge budista há mais de 70 anos. Dedicou a sua vida à promoção do Budismo Humanista, que tem como objetivo dar resposta às necessidades das pessoas e integrar-se de forma perfeita em todos os aspetos da vida diária.

É fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan, com sede em Taiwan e templos por toda a Ásia, Austrália, Europa e Américas. 

Saiba mais sobre a Buddha Light International Association em: www.ibps.pt

Ven. Mestre Hsing Yun

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.