Aprender Reiki em situações excepcionais e como continuar

Em alguns casos, um Mestre de Reiki pode ajudar alguém a aprender Reiki com uma sintonização excepcional. São casos em que a pessoa está numa ocasião especial comemorativa, pais que urgentemente precisam cuidar dos bebés ou filhos em condições graves, necessidade urgente de autotratamento ou de mudança de condição energética, entre muitos outros exemplos.

Como continuar a aprender Reiki

Quando recebeste a sintonização, tornou-se possível uma maior ligação entre ti e a Energia Vital que nos rodeia e permeia, à qual o Mestre Mikao Usui chamou Reiki.

Reiki significa Energia Universal, ou Energia Vital do Universo, ou Energia Espiritual e é também a simplificação do método chamado Usui Reiki Ryoho.

  1. O que é o método

    Em março de 1922, Mikao Usui criou um método de cura natural, com uma filosofia de vida que pretendia a “melhoria do corpo e da mente”, ao qual chamou Usui Reiki Ryoho. Este método não tem ligações com religião ou movimentos espirituais, não está relacionado com visualizações, conhecimentos esotéricos ou capacidades especiais. É um método que todos podem aprender e praticar, segundo palavras de Mikao Usui, exatamente pela ausência desses aspectos. Naturalmente no ocidente muitos conceitos sofreram aculturação e, por vezes, a prática surge misturada com crenças pessoais, mas na verdade, não foi criado o método do Usui Reiki Ryoho com esse propósito ou com essas instruções.

  2. A filosofia de vida

    O Mestre Usui inscreveu preceitos, chamados gainen em japonês. Nestes preceitos, ou indicações explicativas do método, encontramos os cinco princípios que constituem a nossa filosofia de vida.
    Só por hoje,
    Sou calmo,
    Confio,
    Sou grato,
    Trabalho honestamente,
    Sou bondoso.
    Recita-os sempre antes do autotratamento e também em todos os momentos de reflexão da tua vida. O Mestre Usui costumava indicar que devíamos recitar de manhã e à noite.

  3. O autotratamento

    A aplicação da energia em nós próprios é chamada de autotratamento. É um momento de autocuidado muito especial, em que começamos a compreender como é importante cuidar de nós próprios, se queremos também cuidar dos outros.

  4. Aplicar nos outros

    Com o nível 1 de Reiki podes aplicar Reiki nos familiares e amigos próximos. Não quer dizer que tenhas que aplicar todas as posições, mas poderás apenas colocar as mãos onde sintam mais desconforto.

  5. A progressão

    Querendo continuar a aprender Reiki com um mestre, poderás progredir ao longo dos vários níveis. A prática de Reiki tem quatro níveis:
    Shoden – nível 1 de Reiki – desenvolvimento pessoal, autocuidado e prática nos familiares e amigos;
    Okuden – nível 2 de Reiki – aprofundamento para si mesmo e início do voluntariado;
    Shinpiden – nível 3 de Reiki – terapeuta de reiki;
    Gokukaiden – nível 3b de Reiki – ensinar a ensinar.

Como aplicar o autotratamento

Antes de começares o teu autotratamento, poderás querer reservar um momento para te “ligares” à energia. Na verdade, Reiki está sempre a fluir em nós, podemos é não estar muito atentos ou com a mente/coração dispersa com questões.

Se quiseres, coloca as mãos em gassho (as mãos juntas), fecha os olhos, esvazia a tua mente como se fosse um grande lago sereno. Do teu interior, recita os cinco princípios​*​:
Só por hoje, sou calmo;
Confio;
Sou grato;
Trabalho honestamente;
Sou bondoso.

Depois, se quiseres, poderás ainda fazer as técnicas que te auxiliam no processo de “purificação”. Este é um conceito muito japonês em que precisamos estar “limpos” para melhor nos tratarmos e recebermos a energia.

Assim, pratica o enraizamento, o banho seco e a chuva de Reiki.

E estás agora pronto para iniciar o teu autotratamento. Existem as posições formais, mas também deves aplicar Reiki nas partes do corpo que sintas necessitarem de energia e que não façam parte destas posições.

Como vês, Reiki é algo de verdadeiramente extraordinário, é algo para a vida. Não penses em obrigatoriedade, pensa sim em como é bom cuidares de ti e te melhorares. Por isso mesmo, vale a pena aprender Reiki.

Poderás ler em O Grande Livro do Reiki toda a introdução do que é o Método, como aplicar o autotratamento e desenvolver a filosofia de vida.


  1. ​*​
    Reiki Guia Para Uma Vida Feliz, João Magalhães, Ed. Nascente, 2016

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.