Saber dizer não pode ajudar-te no autocontrolo e autoconhecimento

Nem sempre o não é bem considerado, muitas vezes por se achar algo de negativo, mas na verdade, saber dizer não pode trazer-nos um profundo conhecimento sobre nós, sobre os outros e ainda sobre o nosso próprio autocontrolo.

Saber dizer não é uma aprendizagem de vida

Tudo na nossa vida requer aprendizagem consciente. Muito fazemos por acharmos que assim é, porque assim nos ensinaram ou porque vimos fazer, mas nem sempre fazemos porque tivemos a experiência consciente da decisão.

Quando aprendemos que não podemos ter tudo o que desejamos, começamos a compreender que o não é afinal algo de apreciável. Não ter tudo o que se deseja é uma forma de aprender a estar regulado e coerente na vida.

Da mesma forma que aprendemos a ouvir o não perante os nossos desejos, também precisamos aprender a dizer não à nossa própria mente/coração e também aos outros.

Este é um desafio gigantesco para muitas pessoas, onde durante toda a sua vida passaram a dizer que sim. O resultado manifesta-se numa falta de autocuidado, o que lhes fez perder a autoconfiança e muitas vezes a autoestima.

Como centro de consciência, o Plexo Solar é a residência do nosso poder pessoal e como tal, aqui se manifestam os benefícios de saber dizer não ou os seus desequilíbrios.

Se tens dificuldades em dizer não, tem atenção ao teu plexo solar, como se manifesta ele, que tipo de questões tens no abdómen?

Saber dizer não requer também sabedoria pois, pois quando recuperamos o poder pessoal, muito facilmente podemos cair no extremo para o qual tantos nos trataram mal.

Esta grande aprendizagem de vida, entre o sim e o não, traz-nos resiliência, entendimento sobre as relações humanas e o próprio fluxo da vida, traz-nos contentamento e serenidade. Para que esta aprendizagem se solidifique em nós, é preciso tempo, anos e um sentido próprio para a nossa vida.

Outros Cursos
Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.