Reiki – a energia, o sistema

Paul Mitchell é um Mestre de Reiki, aluno de Hawayo Takata e alguém responsável pela manutenção do Usui Shiki Ryoho. Em 1999 escreveu sobre um tema que é muitíssimo importante e que também em Portugal encontramos a mesma questão, ou seja, o uso da palavra Reiki para definir a energia e o método.

As seguintes palavras são da inteira responsabilidade do Mestre Paul Mitchell e uma interpretação própria dele sobre os ensinamentos da Mestre Takata.

Note-se que o uso da palavra “poder de Deus”, para definir Reiki é da exclusiva interpretação da Mestre Takata. Não existe qualquer referência ao Usui Reiki Ryoho ser associado a religião ou a movimentos espirituais.

Reiki – a energia, o sistema

Quando a Srª Takata usava a palavra “reiki”, muitas vezes referia-se a “energia”, mas outras vezes referia-se ao “sistema Usui de Tratamento por Reiki”. Muitas vezes eu e outros fazemos o mesmo, hoje me dia. Se compreendermos que existe diferença, então não há um problema pois conhecemos o contexto da frase e de que forma é referida a palavra. Deixem-me explicar um pouco a diferença.

Reiki, como “a energia”

Reiki é uma palavra japonesa que a Srª Takata traduziu como “energia vital universal” ou “poder de Deus”. “Universal” é uma palavra importante, significa em qualquer lado, comum a tudo, partilhado por todas as coisas. “A energia vital” é uma energia de vida misteriosa, é a energia que dá, mantém e sustenta a vida. E aqui temos um problema interessante. Quando definimos algo, não devemos usar as palavras que definem essa definição, mas quando eu digo “energia vital” refiro-me à energia da vida e eu estou justamente a fazer isso!

A razão é que estamos a falar de algo tão elementar, tão básico, tão universal que não existem outras palavras.

“Poder de Deus” é o mesmo conceito mas numa outra perspetiva. O poder de deus é algo universal, não existe uma energia de vida que não seja um poder de Deus. Vemos que não existe uma única criatura viva que não tenha “reiki”. Se não tivesse “reiki” não teria vida. Todos os seres humanos têm “reiki”, a energia. Nem todas as pessoas têm “reiki”, o Sistema Usui de Tratamento por Reiki.

O Sistema Usui de Tratamento por Reiki

O Dr. Usui recebeu um dom especial, ele tornou-se o condutor da energia vital universal para que pudesse aceder a uma maior concentração de energia vital, focando-a para si ou passando a outros.

O resultado de receber esta energia do Dr. Usui era que a cura, frequentemente, ocorria. Desta experiência, ele criou um sistema, formou um tratamento e uma forma de passar esta capacidade de aceder à energia vital, para os outros.

O sistema é o que permite a experiência do Dr. Usui, o seu dom, para se tornar nosso. Aqui está uma simples analogia.

O vento existe. O vento sopra. O vento é um movimento do ar, uma energia. Se permanecermos perante o vento, sentimo-lo no nosso rosto. Vemos as folhas das árvores a mexerem-se, como resultado do vento. O vento apenas é.

Se construirmos um moinho de vento, pudemos usar o poder do vento para um propósito específico, bombear água, gerar eletricidade e por aí adiante. O moinho de vento é um “sistema”. É um sistema mecânico que usa esta energia que flui livremente e que a foca num uso específico.

O “Sistema de Cura Natural” do Dr. Usui, foca-se neste fluxo livre de energia vital para o nosso uso na cura – a nossa e a dos outros. Sem este sistema, não seríamos tão capazes de aceder a esta forma única de energia vital universal.

Podemos olhar para o moinho de vento e identificar os elementos essenciais que o fazem trabalhar da forma que queremos. Tal também é verdadeiro no sistema do Dr. Usui.

Da forma como recebemos este sistema da Srª Takata, somos capazes de identificar nove elementos do sistema: sintonização, a forma de tratamento, símbolos, os cinco princípios, a linhagem espiritual, dinheiro, história, forma de ensino e tradição oral.

Trabalhar em conjunto é uma forma dinâmica, assim como as partes ou elementos de um moinho trabalham em conjunto numa forma dinâmica, estes elementos trazem-nos o contacto com a energia vital universal numa forma que no cura, ajuda a crescer e ser felizes.

Como estudante da Srª Takata, eu sei que curar, crescer e ser feliz era a sua vontade para todos nós e que ela passou toda a sua vida a praticar e ensinar Reiki, o Sistema Usui de Tratamento por Reiki.
Paul D. Mitchell

Outros Cursos
Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.