Estar no momento presente – Cinco Princípios para o autoconhecimento

Em tantos momentos da nossa vida perdemos a atenção, não estamos no momento presente e tudo aquilo que seria enriquecedor, é apenas um tempo passado a pensar noutras coisas.

A nossa mente divaga por muitos temas, a maior parte deles desnecessários, se não for corretamente cultivada e educada, a mente pode tornar-se prejudicial.

Como a prática de Reiki nos ensina o momento presente

Estar no momento presente nem sempre é fácil. Estamos a falar com alguém e a nossa mente desvia-nos da conversa, ou então falamos tanto que nem nos apercebemos das necessidades do outro. Estamos com o nosso conjugue, mas na verdade não estamos, pois a mente pulula entre tarefas e solicitações e nem sempre há o tempo para estarmos um para o outro.

Quando temos crianças, não temos paciência, pois muita coisa invade a nossa mente e rapidamente nos sentimos cheios e saturados, assim como no trabalho.

Ao criar o Usui Reiki Ryoho, o Mestre Usui compreendeu as grandes necessidades do Homem – o cuidado do seu ser integral, a harmonia do corpo e da mente/coração.

Nos preceitos ele indica claramente esse propósito – a melhoria do corpo e da mente. Para alcançarmos esta melhoria, percorremos um caminho interior de consciência através da filosofia de vida.

Então qual o ensinamento que o Mestre Usui nos deixa?

  • Só por hoje!

Esta advertência é aliada a cada um dos princípios, então, o Mestre Usui indica-nos para que, no momento presente, possamos refletir sobre:

  1. A Calma

    Observar o que nos preocupa e porque razão isso nos tira do momento presente. Será que essas preocupações são reais ou será que elas são apenas intoxicação da nossa mente?
    Mesmo em situações de dificuldade financeira, nada nos impede de sermos harmoniosos, é difícil, mas estar no momento presente é o que nos auxiliará a não cair ainda mais e a ter forças para seguir em frente.

  2. A Confiança

    Quando estou no aqui e agora, porque razão não teria confiança em mim e na vida? Se estou atento, porque não tenho confiança no outro e nas condições que existem entre nós?

  3. A Gratidão

    Quais as grandes lições da minha vida? Apenas estando no momento presente eu consigo ter considerações lúcidas sobre o presente e o passado, também sobre o futuro e a projeção da minha vida.

  4. A Honestidade

    Aqui e agora, porque não ser verdadeiro, em primeiro lugar para comigo mesmo? E diligente nas mudanças que tenho que realizar?

  5. A Bondade

    Neste momento eu sinto que estou vivo, que sou necessário à vida pela minha simples existência, porque não hei-de ser bondoso, para comigo e para com os outros?

Viver o momento presente não é uma inconsciência do passado e do futuro, muito antes pelo contrário, é o assumir de uma responsabilidade genuína sobre a vida e sobre o viver.

Só por hoje, coloca as mãos em gassho, recita os cinco princípios.

No livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz, poderás encontrar vários tópicos que te auxiliarão a desenvolver a filosofia de vida na prática de Reiki.

Outros Cursos
Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.