Meditação,  Reiki

Reiki e Mindfulness

Há muito pouco tempo atrás, em Portugal, ainda se pensava que Reiki era apenas uma prática de tratamento energético, mas na verdade, o Usui Reiki Ryoho tem uma profundidade e abrangência muito maior do que aquela que é percepcionada.

Reiki e a atenção plena – o mindfulness na nossa prática

A prática de Reiki é então assente numa filosofia de vida que requer de nós, a cada momento, uma atenção plena. Aqui começa a interligação de Reiki, um método criado em 1922, com o que contemporaneamente temos de meditação no ocidente – a prática de Mindfulness.

Na verdade, Mindfulness é uma atitude inata no ser humano, todos conseguimos estar com uma atenção ao momento presente, ao que estamos a fazer ou a nós mesmos, no entanto, muitos fatores podem levar-nos à dispersão e assim, algumas técnicas surgem para nos auxiliar, como a meditação budista, com mais de 2500 anos, ou então a MBSR, Mindfulness Based Stress Reduction, criada nos finais da década de 70 por Kabat-Zinn.

Ao longo dos séculos, em várias culturas, o Homem sempre procurou a capacidade de estar atento e, ao mesmo tempo, sereno. Em 1922, Mikao Usui, criou um método que visava “a melhoria do corpo e da mente”, Shin Shin Kaizen, como se diz em japonês. Este método tem como pilares a filosofia de vida, composta por cinco princípios praticados com atenção plena, técnicas específicas para desenvolvimento pessoal, meditação, melhoria da atitude/pensamento, desintoxicação e pode ser autoaplicado ou ter uma aplicação a terceiros.

Esta melhoria do corpo e da mente assenta em três condições – a primeira é um processo interior de autoanálise e mudança, indicado como “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, a segunda é o tratamento integral da pessoa em todas as suas condições e a terceira é o propósito que está inscrito na Missão do Usui Reiki Ryoho – “…Guiar para uma vida pacífica e feliz…”.

A prática meditativa do Usui Reiki Ryoho surge através de diversas técnicas, sendo a mais basilar o Joshin Kokyu Ho. Este termo japonês, num sentido mais profundo, significa “Técnica para purificar a mente/coração”.

Aqui, o praticante centra a sua atenção na respiração completa que faz, ou no fluxo da energia, esvaziando a mente e purificando os seus canais energéticos.

Tradicionalmente, a técnica era pratica em posição seiza, ou seja, com a bacia assente sobre os pés, mas muito commumente é hoje em dia praticada em cadeira.

Este centrar que nos é requerido na meditação, está estabelecido na constatação dos cinco princípios – “Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso”. O Só por hoje, é a atitude de estar no momento presente, concentrado no que se está a fazer. Aqui inicia o ensinamento de “mindfulness” na prática de Reiki

O Joshin Kokyu Ho – mindfulness na prática de Reiki

  • Senta-te confortavelmente;
  • Sente se tens tensão interior e em caso afirmativo faz algumas inspirações e expirações profundas para a libertar;
  • Centra-te no que irás fazer e mantém-te presente na prática, não te apegando a pensamentos;
  • Coloca as mãos em Gassho e recita, calma e interiormente, os cinco princípios;
  • Quando quiseres iniciar a técnica, podes colocar as mãos numa posição meditativa ou mesmo com as palmas em cima das coxas;
  • Ao inspirar, traz o ar e energia, até ao tanden, abaixo do umbigo. O abdómen dilata, o peito enche;
  • Trava um pouco a respiração;
  • Ao expirar, esvazia o ar dos pulmões e encolhe o abdómen;
  • Trava um pouco a respiração;
  • Ao inspirar, a energia acumula-se no tanden;
  • Ao expirar, a energia preenche todo o corpo.

Esta prática pode ser feita durante o tempo que te for confortável. Caso tenhas sinusite, experimenta inclinar um pouco mais o queixo na direção do pescoço, para que o ar não vá diretamente para cima e cause alguma impressão.

A prática da atenção plena no Usui Reiki Ryoho é uma característica necessária que o praticante vai compreendo ao longo dos vários níveis, desde a recitação dos cinco princípio, ao autocuidado e mesmo tratamento a outros. Reiki e mindfulness são indissociáveis, mas como em tudo, requer prática continuada.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.