Reiki e Mindfulness

Há muito pouco tempo atrás, em Portugal, ainda se pensava que Reiki era apenas uma prática de tratamento energético, mas na verdade, o Usui Reiki Ryoho tem uma profundidade e abrangência muito maior do que aquela que é percepcionada.

Reiki e a atenção plena – o mindfulness na nossa prática

A prática de Reiki é então assente numa filosofia de vida que requer de nós, a cada momento, uma atenção plena. Aqui começa a interligação de Reiki, um método criado em 1922, com o que contemporaneamente temos de meditação no ocidente – a prática de Mindfulness.

Na verdade, Mindfulness é uma atitude inata no ser humano, todos conseguimos estar com uma atenção ao momento presente, ao que estamos a fazer ou a nós mesmos, no entanto, muitos fatores podem levar-nos à dispersão e assim, algumas técnicas surgem para nos auxiliar, como a meditação budista, com mais de 2500 anos, ou então a MBSR, Mindfulness Based Stress Reduction, criada nos finais da década de 70 por Kabat-Zinn.

Ao longo dos séculos, em várias culturas, o Homem sempre procurou a capacidade de estar atento e, ao mesmo tempo, sereno. Em 1922, Mikao Usui, criou um método que visava “a melhoria do corpo e da mente”, Shin Shin Kaizen, como se diz em japonês. Este método tem como pilares a filosofia de vida, composta por cinco princípios praticados com atenção plena, técnicas específicas para desenvolvimento pessoal, meditação, melhoria da atitude/pensamento, desintoxicação e pode ser autoaplicado ou ter uma aplicação a terceiros.

Esta melhoria do corpo e da mente assenta em três condições – a primeira é um processo interior de autoanálise e mudança, indicado como “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade”, a segunda é o tratamento integral da pessoa em todas as suas condições e a terceira é o propósito que está inscrito na Missão do Usui Reiki Ryoho – “…Guiar para uma vida pacífica e feliz…”.

A prática meditativa do Usui Reiki Ryoho surge através de diversas técnicas, sendo a mais basilar o Joshin Kokyu Ho. Este termo japonês, num sentido mais profundo, significa “Técnica para purificar a mente/coração”.

Aqui, o praticante centra a sua atenção na respiração completa que faz, ou no fluxo da energia, esvaziando a mente e purificando os seus canais energéticos.

Tradicionalmente, a técnica era pratica em posição seiza, ou seja, com a bacia assente sobre os pés, mas muito commumente é hoje em dia praticada em cadeira.

Este centrar que nos é requerido na meditação, está estabelecido na constatação dos cinco princípios – “Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso”. O Só por hoje, é a atitude de estar no momento presente, concentrado no que se está a fazer. Aqui inicia o ensinamento de “mindfulness” na prática de Reiki

O Joshin Kokyu Ho – mindfulness na prática de Reiki

  • Senta-te confortavelmente;
  • Sente se tens tensão interior e em caso afirmativo faz algumas inspirações e expirações profundas para a libertar;
  • Centra-te no que irás fazer e mantém-te presente na prática, não te apegando a pensamentos;
  • Coloca as mãos em Gassho e recita, calma e interiormente, os cinco princípios;
  • Quando quiseres iniciar a técnica, podes colocar as mãos numa posição meditativa ou mesmo com as palmas em cima das coxas;
  • Ao inspirar, traz o ar e energia, até ao tanden, abaixo do umbigo. O abdómen dilata, o peito enche;
  • Trava um pouco a respiração;
  • Ao expirar, esvazia o ar dos pulmões e encolhe o abdómen;
  • Trava um pouco a respiração;
  • Ao inspirar, a energia acumula-se no tanden;
  • Ao expirar, a energia preenche todo o corpo.

Esta prática pode ser feita durante o tempo que te for confortável. Caso tenhas sinusite, experimenta inclinar um pouco mais o queixo na direção do pescoço, para que o ar não vá diretamente para cima e cause alguma impressão.

A prática da atenção plena no Usui Reiki Ryoho é uma característica necessária que o praticante vai compreendo ao longo dos vários níveis, desde a recitação dos cinco princípio, ao autocuidado e mesmo tratamento a outros. Reiki e mindfulness são indissociáveis, mas como em tudo, requer prática continuada.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.