Reiki é melhor que placebo e tem um potencial alargado como Terapia Complementar

Um estudo realizado por David E. MacManus e publicado no Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine, demonstra a opinião de que a aplicação de Reiki é melhor que placebo e mais ainda, que a sua aplicabilidade como terapia complementar tem um potencial alargado.

O estudo, em inglês, pode ser lido na íntegra aqui…

Sumário de Reiki é melhor que placebo e tem um potencial alargado como Terapia Complementar

Este estudo revê estudos clínicos disponíveis sobre Reiki, para determinar se é evidente Reiki proporcionar mais que um efeito placebo. A literatura disponível em inglês sobre Reiki foi revista, especificamente a revista em estudos clínicos com mais de 20 participantes no tratamento de Reiki, com o controlo de um efeito placebo. Dos 13 estudos disponíveis, 8 demonstra Reiki como sendo mais efetivo que o placebo, 4 não encontraram diferenças, mas tinham resoluções estatísticas questionáveis e apenas um providenciou uma clara evidência de não providenciar benefício.

Numa observação coletiva, estes estudos providenciam um forte e razoável suporte de Reiki ser mais eficaz que um placebo. Da informação disponível de momento, Reiki é seguro e uma terapia “complementar” gentil, que ativa o sistema nervoso parassimpático para curar o corpo e a mente.

Tem um potencial alargado para o uso na gestão de condições crónicas de saúde e possibilidades na recuperação pós-operatória. Mais pesquisas são necessárias para optimizar a disponibilização de Reiki.

Palavras Chave: Reiki, Estudos Clínicos, Efeito Placebo, Sistema Nervoso Parassimpático, Terapia Complementar, Condições crónicas de Saúde.

Reiki é uma das mais populares modalidades complementares, usada por australianos para gerir as suas condições de saúde. Existe ainda pouca informação disponível sobre como é Reiki, de forma geral, é usado na Austrália, mas informação recolhida de fontes públicas, indica que está a ser empregue, com bons efeitos, em alguns hospitais, centros de suporte oncológico, centros de reabilitação de droga e álcool e ainda cuidados paliativos. Na Unidade de Hemato-Oncologia no Bega Valley Health Services, as sessões de Reiki são providenciadas por Jennifer Ahrens, que indica:

As respostas dos pacientes e dos cuidadores referiram-se visivelmente ao seu medo e ansiedade durante um período de diagnóstico de cancro e aos tratamentos de acompanhamento. A maioria dos pacientes agradece que o hospital ofereça esse serviço, que eles relatam como trazendo diversos benefícios, particularmente a um nível emocional e que é pessoalmente favorável à medida que eles negociam um período stressante e traumático com menos medo, ansiedade ou depressão.

Jennifer Ahrens

Reiki não é uma alternativa à medicina alopática – é uma terapia “complementar” que pode ser implementada em conjunto com outras técnicas médicas e terapêuticas. É uma técnica delicada que é apropriada até para os pacientes muito frágeis, por isso é tão amplamente aceite em hospitais e hospícios por todo o mundo. A relaxação profunda produzida por Reiki tem sido reportada pelo alívio da ansiedade e stress, a percepção da dor e a promoção de um sentimento de bem-estar psicoespiritual.

Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui no Japão, nos anos 20. É uma terapia de cura através de uma forma relaxante, não invasiva, não manipulativa, com um toque delicado. Reiki implica a colocação de mãos ligeiramente acima ou em contacto com o corpo vestido, trabalhando sobre a frente e costas numa progressão lenta das posições das mãos. Reiki não tem uma doutrina Religiosa e é aceite por pessoas de todas as origens e sistemas de crenças.

Referência NBCI:

Reiki Is Better Than Placebo and Has Broad Potential as a Complementary Health Therapy – David E. McManus, PhD1

J Evid Based Complementary Altern Med. 2017 Oct; 22(4): 1051–1057.Published online 2017 Sep 5.P

National Center for Biotechnology Information

Esta tradução foi realizada no âmbito do CEPI, a Comissão de Estudo das Práticas Integrativas, com o objetivo de esclarecer a prática de Reiki e o apoio dos seus praticantes.

Mais informações sobre a Associação Portuguesa de Reiki e como se inscrever como associado.

Outros Cursos
Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.