Artigos,  Reiki

Reiki é melhor que placebo e tem um potencial alargado como Terapia Complementar

Um estudo realizado por David E. MacManus e publicado no Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine, demonstra a opinião de que a aplicação de Reiki é melhor que placebo e mais ainda, que a sua aplicabilidade como terapia complementar tem um potencial alargado.

O estudo, em inglês, pode ser lido na íntegra aqui…

Sumário de Reiki é melhor que placebo e tem um potencial alargado como Terapia Complementar

Este estudo revê estudos clínicos disponíveis sobre Reiki, para determinar se é evidente Reiki proporcionar mais que um efeito placebo. A literatura disponível em inglês sobre Reiki foi revista, especificamente a revista em estudos clínicos com mais de 20 participantes no tratamento de Reiki, com o controlo de um efeito placebo. Dos 13 estudos disponíveis, 8 demonstra Reiki como sendo mais efetivo que o placebo, 4 não encontraram diferenças, mas tinham resoluções estatísticas questionáveis e apenas um providenciou uma clara evidência de não providenciar benefício.

Numa observação coletiva, estes estudos providenciam um forte e razoável suporte de Reiki ser mais eficaz que um placebo. Da informação disponível de momento, Reiki é seguro e uma terapia “complementar” gentil, que ativa o sistema nervoso parassimpático para curar o corpo e a mente.

Tem um potencial alargado para o uso na gestão de condições crónicas de saúde e possibilidades na recuperação pós-operatória. Mais pesquisas são necessárias para optimizar a disponibilização de Reiki.

Palavras Chave: Reiki, Estudos Clínicos, Efeito Placebo, Sistema Nervoso Parassimpático, Terapia Complementar, Condições crónicas de Saúde.

Reiki é uma das mais populares modalidades complementares, usada por australianos para gerir as suas condições de saúde. Existe ainda pouca informação disponível sobre como é Reiki, de forma geral, é usado na Austrália, mas informação recolhida de fontes públicas, indica que está a ser empregue, com bons efeitos, em alguns hospitais, centros de suporte oncológico, centros de reabilitação de droga e álcool e ainda cuidados paliativos. Na Unidade de Hemato-Oncologia no Bega Valley Health Services, as sessões de Reiki são providenciadas por Jennifer Ahrens, que indica:

As respostas dos pacientes e dos cuidadores referiram-se visivelmente ao seu medo e ansiedade durante um período de diagnóstico de cancro e aos tratamentos de acompanhamento. A maioria dos pacientes agradece que o hospital ofereça esse serviço, que eles relatam como trazendo diversos benefícios, particularmente a um nível emocional e que é pessoalmente favorável à medida que eles negociam um período stressante e traumático com menos medo, ansiedade ou depressão.

Jennifer Ahrens

Reiki não é uma alternativa à medicina alopática – é uma terapia “complementar” que pode ser implementada em conjunto com outras técnicas médicas e terapêuticas. É uma técnica delicada que é apropriada até para os pacientes muito frágeis, por isso é tão amplamente aceite em hospitais e hospícios por todo o mundo. A relaxação profunda produzida por Reiki tem sido reportada pelo alívio da ansiedade e stress, a percepção da dor e a promoção de um sentimento de bem-estar psicoespiritual.

Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui no Japão, nos anos 20. É uma terapia de cura através de uma forma relaxante, não invasiva, não manipulativa, com um toque delicado. Reiki implica a colocação de mãos ligeiramente acima ou em contacto com o corpo vestido, trabalhando sobre a frente e costas numa progressão lenta das posições das mãos. Reiki não tem uma doutrina Religiosa e é aceite por pessoas de todas as origens e sistemas de crenças.

Referência NBCI:

Reiki Is Better Than Placebo and Has Broad Potential as a Complementary Health Therapy – David E. McManus, PhD1

J Evid Based Complementary Altern Med. 2017 Oct; 22(4): 1051–1057.Published online 2017 Sep 5.P

National Center for Biotechnology Information

Esta tradução foi realizada no âmbito do CEPI, a Comissão de Estudo das Práticas Integrativas, com o objetivo de esclarecer a prática de Reiki e o apoio dos seus praticantes.

Mais informações sobre a Associação Portuguesa de Reiki e como se inscrever como associado.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.