Nível 2 - Okuden

O impacte do nível 2 de Reiki

O nível 2 de Reiki é uma etapa mais exigente e marcante para o praticante de Reiki, vários conceitos são aprofundados e muito mais há a fazer. O impacte desta prática poderá ser visivelmente maior na vida do praticante, mas será que isso é mau?

O nível 2 de Reiki, o impacte e as transformações pessoais

O nível 2 de Reiki é chamado de Okuden, em japonês, ou seja, a transmissão dos segundos ensinamentos e a oportunidade de trazermos uma grande mudança à nossa consciência. Mudando a consciência, o impacte positivo que traremos à nossa vida será incrivelmente maior.

E é a mudança da consciência que realmente a prática do nível 2 nos trará.

O Mestre Usui dizia:

Nós, humanos, detemos o grande Reiki que preenche o Grande Universo. Quão mais alto elevarmos a vibração do nosso ser, mais forte o Reiki que temos, interiormente será.

Mikao Usui

As práticas que alcançamos com este nível levam-nos a trabalhar melhor as questões emocionais e mentais, os apegos e pesos que temos. Não que antes não o fizéssemos, mas agora temos uma nova consciência e também novas ferramentas para o fazer.

Com os três símbolos, descobrimos novas dimensões na energia, ferramentas que nos permitem colocar foco no autotratamento ou tratamento a outros.

Com as várias técnicas, como por exemplo o envio de Reiki à distância, compreendemos a forma como víamos muitas situações passadas e que atitude estamos a ter com as situações futuras. Esta tomada de consciência, permite-nos mudar.

Observar muitas destas coisas, por vezes pode fazer-nos parar, como se ficássemos chocados com as muitas decisões “erradas” que tomamos e aqui, podemos dizer que surge um impacte forte na nossa vida, mas se nos lembrarmos que o Mestre Usui indicava:

A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa própria.

Mikao Usui

Compreendemos que para alcançarmos o entendimento de paz e felicidade, precisamos compreender as coisas que em nós estão em desequilíbrio e desarmonia e isso é bom.

Na vida, nem tudo tem que ser feito de boas escolhas, as más escolhas e os azares, trazem-nos muitas vezes um grande progresso. Quando compreendemos isto, afinal o peso que carregávamos torna-se bem mais leve e a mudança que fazemos não é tão difícil. Tudo é um trabalho de consciência.

Como aplicar Reiki para equalizar o impacte do nível 2

Para te auxiliar e compreender e não levares com tanto peso as tomadas de consciência que surgem, indico-te cinco passos para a tua prática:

  1. Reflete

    Escreve sobre as tuas tomadas de consciência. O que este nível 2 tem trazido à consciência que estava enterrado?
    Escreve sobre isso, não deixes esse peso ficar na mente. Observa com realismo essas questões e verifica que peso realmente elas têm na vida.

  2. Envia Reiki

    Experimenta enviar Reiki para cada uma dessas situações, em separado. Permite-te ficar em harmonia e dá-te o que necessitavas na altura.

  3. Esvazia

    Pratica meditação mais regularmente, a técnica Joshin Kokyuo Ho é extraordinária. Experimenta realizá-la várias vezes ao dia e também quando te fores deitar.

  4. Reorganiza

    Sem dúvida que a tua vida deve estar a apelar por reorganização e isso não quer dizer que anteriormente a tua vida estivesse mal, apenas precisa de mudança para se enquadrar com a tua nova forma de estar. Avalia as necessidades sociais e as “obrigações”, o que será melhor para ti e para a família?
    Traz harmonia e equilíbrio.

  5. Cuida de ti

    Guarda sempre um tempo para cuidares de ti, se o fizeres, sem dúvida que serás capaz de cuidar dos outros e isso trará todo um outro sentido de vida.

A prática do Usui Reiki Ryoho não é o evento de um só dia, ou de momentos fugazes, é a integração em tudo o que fazemos, escutando a sabedoria dos cinco princípios, cultivando uma vida de harmonia, confiança, gratidão, honestidade e bondade.

O nível 2 de Reiki, tem muito a trazer-te, principalmente o impacte positivo da mudança, mas se te apegares a hábitos velhos, sentirás sempre uma divisão interior. Há que sermos unos e consistentes.

Para te auxiliar no trabalho mais profundo do nível 2 de Reiki, podes ler o livro Reiki, Guia para Uma Vida Feliz.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.