
Dia Mundial do Livro num caminho para a iluminação
No dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e escolho O Caminho para a Iluminação, do Ven. Mestre Hsing Yun como reflexão.
De um livro tiramos sempre algo construtivo e elucidativo, mesmo que seja uma comédia ou um drama, mas há livros que nos deixam pérolas valiosas para a vida.
O Caminho para a Iluminação – o amor e o Dia Mundial do Livro
O Ven. Mestre Hsing Yun, tornou-se monástico desde cedo, mas a sua observação sobre a vida que todos nós levamos, trouxe-lhe uma clareza de pensamento que, sem dúvida, é originada pela prática.
Sobre o Amor, um tema tão importante para a humanidade, para aqueles que pretendem um pouco mais da vida para si e para todos, ele escreveu:
O amor é como a água: por um lado pode nutrir as nossas vidas; por outro pode afogar‑nos. Se não soubermos amar adequadamente, o amor pode trazer‑nos muitos problemas e arruinar as nossas vidas. Se formos mundanos na forma de amar e seletivos em relação a quem amamos, as vastas dimensões do amor dificilmente serão postas em prática. Mas quando começamos a usar os ensinamentos de Buda, e quando oferecemos o nosso amor e afeto a todos os seres, as nossas vidas tornam‑se mais pacíficas, mais compensadoras e mais felizes!
Ven. Mestre Hsing Yun
E mais ainda, ele indica-nos quatro caminhos orientadores para o Amor:
1. Amor com sabedoria. Devemos usar a sabedoria para purificar o nosso amor;
2. Amor com compaixão. Devemos usar a compaixão para manifestar o nosso amor;
3. Amor de acordo com o dharma. Devemos usar o dharma para guiar o nosso amor;
4. Amor com moral. Devemos usar a moral e a ética para orientar o nosso amor.
Pequenas palavras, mas muita sabedoria.

