2019 - Consciência,  Filosofia de Vida

Cultivar Harmonia – Cinco dias para renovação

Tantas coisas trazem desequilíbrio para a nossa vida. As preocupações, as dores, os afazeres, as indecisões. Em certas alturas, necessitamos de uma renovação.

Através da prática de Reiki, vamos trabalhar ao longo de cinco dias ferramentas valiosas para a renovação da nossa vida.

Cultivar Harmonia

Compreender que tudo na vida necessita de harmonia é o primeiro passo para a renovação.

Como praticantes de Reiki, podemos usar várias técnicas do método para observar o que não nos traz harmonia, para assim a promovermos em nós e em tudo o que fazemos.

  1. Identificação

    Começa por praticar um pouco de meditação, através da técnica Joshin Kokyu Ho, para concentrares a mente e criares um espaço vazio onde consigas ter um entendimento mais claro.
    Após o período que definires para a meditação, podendo ser cinco ou quinze minutos, pega numa folha de papel, coloca uma linha ao centro, para a dividir em dois. Começa por escrever todas as coisas que identificas trazerem desequilíbrio e desarmonia à tua vida, na primeira coluna.

  2. Byosen

    Pratica um pouco de byosen, colocando a intenção de perceber onde em ti está o desequilíbrio. Vai passando as mãos desde o chakra da coroa até aos pés, para sentires o byosen. Guarda essas sensações para ti, para reforçares no autotratamento.

  3. Cinco Princípios

    Coloca as mãos em gassho, recita os cinco princípios sentindo-os, deixa-os fluir em ti como se te trouxessem harmonia.

  4. Desintoxicação

    Começa por aplicar a técnica da desintoxicação, o Heso Chiryo. Podes fazê-lo durante 10 ou 15 minutos.

  5. Autocuidado

    Faz o banho seco.
    Ao longo do autotratamento, deixa a energia mais densa sair pelo enraizamento.
    Aplica agora o autotratamento completo, tendo uma atenção particular para as posições onde sentiste que o byosen emanava algo que pudesse requerer cuidado.

  6. Renovação

    No final do autotratamento, agradece.
    Toma consciência do que tens a mudar.
    No final, escreve no mesmo papel, na outra coluna, todas as coisas boas que tens e que irás construir em ti, para cultivar a harmonia e contrariar tudo o que te traz desequilíbrio.
    Agora, aplica a técnica do pensamento positivo, o Nentatsu. Coloca o pensamento positivo que necessitas para cultivar a harmonia, põe a mão esquerda na testa e a mão direita na nuca.
    Mantém esse pensamento e deixa fluir Reiki.

A nossa vida, ciclicamente, necessita de renovação. Ter esta ideia em mente não é para baixarmos os braços e nos entristecermos, é sim para compreendermos que um caminho para uma vida mais feliz e pacífica, necessita também de momentos de construção e reconstrução.

Por vezes temos mesmo que “mandar tudo a baixo”, para poder renovar, isso apenas trará força interior, pois mostra-nos que conseguimos.

Nós, seres humanos, temos uma força interior excepcional e que deve ser conduzida para uma vida e atitude de harmonia. Vale a pena praticar Reiki, ao cultivarmos harmonia em nós, certamente a levaremos aos outros.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.