Um retiro na vida quotidiana
Um retiro significa um momento em que nos afastamos da rotina, daquilo que habitualmente fazemos e passamos a estar com o foco num outro centro que somos nós próprios e as nossas necessidades, mais concretamente a necessidade de nos encontrarmos e de crescermos.
Um retiro não é um ato egoísta, é um momento de auto-análise, introspeção, de recuperação de força e criatividade para continuar o caminho.
Como fazeres um pequeno retiro da tua vida quotidiana
Nem sempre temos a oportunidade ou possibilidade de fazer um retiro de fim-de-semana, de cinco ou dez dias, mas podemos retirar-nos por um pouco de tempo, no meio da nossa agitação quotidiana.
Este é um retiro que poderás fazer na tua própria casa ou em qualquer outro local. Se o conseguires fazer em casa poderá até ser benéfico, pois significa que és capaz de encontrar um tempo e um espaço dentro da tua própria vida.
15 minutos de retiro em casa
Tempo necessário: 15 minutos.
Vamos então criar um retiro em casa, um momento de paragem para o nosso reequilíbrio.
- Preparação do espaço
Prepara a tua sala, escritório ou quarto para que esteja confortável para ti, sem equipamentos eléctricos a funcionar, quente mas não em demasia, luminoso, mas não com demasiada luz.
Convém que o espaço esteja limpo energetica e fisicamente. - Intenção
Coloca uma intenção para este retiro, se quiseres escreve numa folha de papel e coloca-o debaixo do teu queimador de incenso, se estiveres a usar um.
- Retiro
A que te propões para este retiro de quinze minutos?
Pode ser à prática meditativa pelo Joshin Kokyu Ho, ou apenas estares deitado, sentindo a energia Reiki a permear-te.
Entrega-te ao que te propões, se o conseguires fazer em 15 minutos, irá ter o sabor de horas. - Reflexão pós-retiro
Escreve num caderno tudo sobre este retiro, desde as dificuldades que sentiste até ao bem-estar que ele te trouxe.
Não anseies pelo próximo momento, mas cultiva em ti a ideia que tu o poderás realizar em qualquer altura.
Como vês, este tipo de retiro poderá ser muito simples e até não irá requerer muito do teu tempo, mas sim da tua disponibilidade. Estás disponível para te retirar?
Lembra-te que a intenção e a reflexão são bastante importantes, assim como a tua entrega à prática que te propuseste.
No livro Reiki, Meditação e Consciência poderás encontrar várias dicas para criares os teus próprios retiros, incluíndo aqueles de um dia só ou apenas algumas horas em casa.