Um dia sem questionar

Questionar faz parte da nossa natureza humana e é o que nos permite enquadrar bem todo o nosso caminho e decisões. Mas quando não estamos muito bem, o questionar torna-se um veneno muito perigoso que pode fazer a nossa mente ficar ainda mais doente.

Questionar e como passar um dia sem o fazer, para uma mente mais leve

Todas as nossas ações são balizadas por questões, por exemplo, quando vais comprar um bolo, muito subtilmente surgem questões como “o que me apetece”, “bolo com creme ou sem creme”, “devia ou não devia comer?”, “será que me vai fazer mal?”, “e a minha dieta?”, “e se tiver alguma coisa à qual sou alérgico?”.

Estas são questões que podem surgir, até de forma silenciosa pela nossa mente, para algo tão simples quanto comer um bolo.

Se estivermos cansados, a mente continuará a produzir questões sobre tudo e mais alguma coisa, mas não teremos a capacidade de a silenciar ou de responder ao que devemos. A mente não está errada por questionar, isso faz parte da sua função, mas na verdade precisa ter uma orientação para não exagerar na sua produção.

Nós, que somos consciência, precisamos treinar a mente. Quando reduzimos o questionar, sentimo-nos mais leves, parece que não temos tanto peso na cabeça.

Dicas para a mente parar de questionar por um dia

Tempo necessário: 1 dia.

O propósito deste desafio não é o de congelares a mente, mas

  1. Usufrui a tua companhia

    Dizeres a ti mesmo que o dia de hoje é para estares em tua companhia, aceitando as tuas próprias decisões, irá ajudar a mente a parar de questionar. Podes estar no trabalho, com muitas coisas a fazer, mas usufruir da tua própria companhia irá ajudar-te a cultivar a autoconfiança.
    A autoconfiança é um alimento que ajuda a mente a saciar as suas questões.

  2. A cada pergunta, indica a harmonia

    Cada vez que surge a dúvida, múltiplas dúvidas, dá uma resposta de harmonia à mente, algo como “tudo está bem, agora não é preciso”. Isto quer dizer que naquele preciso momento tu estás em harmonia e o processo natural de questionar da mente não é absolutamente necessário.

  3. Assume a tranquilidade

    Já sabes que é natural a mente questionar, mas há uma grande diferença entre uma pergunta e milhares de perguntas consecutivas. Assume a tranquilidade e aceita apenas uma questão, porque a tua mente, de certeza que começará apenas a colocar aquilo que é verdadeiramente relevante.
    Se a mente te começar a povoar por questões exigente e de diferentes assuntos, experimenta escrever essas questões. Não as irás resolver no momento, mas irás colocá-las de forma organizada para que possam ter resolução.
    Quando a mente está superpopulada de dúvidas e pensamentos, a tua cabeça fica cheia, surgem as dores, os desconfortos e o mal-estar.

Ao trabalhares a forma como a mente questiona estás também a gerar autoconfiança. O teu caminho é cada vez mais direto e feito a passos firmes.

Um dia de cada vez, só por hoje, vale a pena sossegar a mente e parar o seu questionar.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.