Só por hoje, sou calmo – Cinco Princípios para a Saúde Mental

O bem-estar de cada pessoa é tão valioso que poderá representar uma das condições da saúde mental.

Quando o nosso sistema físico, social e mental se encontra numa qualidade, momento positivo, sentimos um bem-estar geral, uma harmonia na vida que nos proporciona saúde e, muito principalmente nos dias de hoje, saúde mental.

A Direção Geral de Saúde tem uma explicação extensa, elucidativa, sobre o que é a Saúde Mental e indica-nos algo de muito importante:

A promoção da saúde mental está presente desde o início da vida, refletindo-se na adaptação e na satisfação com que se cresce e na capacidade de resolver adversidades. A saúde mental não é estanque nem estática, podendo haver desequilíbrios ao longo da vida. A intervenção precoce, em certos casos, previne complicações futuras e, noutros, facilita a recuperação e a reinserção social nas situações mais crónicas.

Direção Geral de Saúde

Os cinco princípios de Reiki para a Saúde Mental

Desde que nascemos que tudo em nós requer uma harmonia e equilíbrio, é a homeostasia do nosso sistema vivo que é transbordada para a vida social e as interações que temos.

Assim, a nossa saúde mental poderá declinar por questões internas ou externas. Por exemplo, se deixarmos crescer em nós o stress, preocupações, ansiedade, irrequietude emocional, estas condições internas irão deteriorar a nossa mente e por consequência, a nossa saúde.

Questões como uma guerra, o bullying, a pressão social, o excesso de atividades sem descanso, poderão ser condições externas para deteriorar a nossa saúde mental.

A Saúde Mental e a forma como Reiki pode auxiliar

O Usui Reiki Ryoho observa a Saúde Mental como uma base dos conceitos da prática.

… Para a melhoria da mente e do corpo – Mikao Usui.

Inscrito nos preceitos do Usui Reiki Ryoho, logo após a descrição dos cinco princípios, o Mestre Usui indicava o propósito da prática – o aprimoramento – que em japonês se diz Kaizen.

Questionado se a prática era exclusiva à doença física, o Mestre Usui indicava claramente os desequilíbrios no bem-estar mental:

Neste seu conceito de tratar os outros, ele indicava que ao se tratar a doença mental, então toda a vida poderia mudar e assim ser mais feliz, podendo alcançar uma mente de Deus (perspetiva ocidental) ou Buda (perspetiva oriental). Precisamos compreender que é um método japonês e, como tal, as características culturais estão implícitas na sua essência, pois é natural uma pessoa transformar a sua mente e ter uma mente clara como um Buda.

É de lembrar que mesmo nos anos 70, quando se iniciaram documentários sobre a meditação no Japão, havia um grande espanto sobre qual a necessidade de meditar e como um praticante de meditação alcançava uma tal felicidade interior. Trata-se de resolver muitas das questões mentais que nos arruinam a saúde.

Só por hoje, sou calmo e a Saúde Mental

Antes de nos indicar os princípios de Reiki, o Mestre Usui transmitia uma constatação para o nosso comportamento, atitude, perante estes princípios – Só por hoje.

Esta é uma indicação para estarmos com uma atenção plena, com uma concentração sobre a nossa prática, neste caso, focados sobre o sermos calmos e não deixarmos surgir em nós, o veneno mental da ira.

O primeiro princípio de Reiki não nos pede só para sermos mais calmos na vida, mas também para construirmos em nós harmonia.

Quão mais harmoniosos formos, mais essa harmonia será espelhada para o exterior e para todos aqueles que estejam em contacto connosco. Será fácil alcançar essa harmonia?

Não é.

Então o que o Mestre Usui indicava para trabalharmos a nossa higiene mental através da prática de Reiki?

  1. Meditação

    A prática de Reiki está intimamente envolvida com a prática meditativa. O fazemos deve ser feito com plena atenção, mas a técnica da respiração o Joshin Kokyu Ho, poderá auxiliar-nos a esvaziar das irritações do dia-a-dia, permitindo-nos cultivar e manter a calma.

  2. Filosofia de vida

    Ao longo do teu dia, reflete sobre este primeiro princípio “Sou Calmo“. O que ele te diz? Que dificuldades surgem na tua vida, na tua mente, que te impedem de o cumprir?
    Será que sentes ser impossível alcançar a calma? Porque?
    Só a prática cultiva um hábito e uma forma de estar.

  3. Autotratamento

    O Mestre Usui indicava que “Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável”. Uma forma de o fazer é através do autotratamento, que irá promover a nossa homeostasia e também indicar desequilíbrios que temos, podendo auxiliar, integrativamente, o tratamento médico.

  4. Mudança de atitude

    E ainda mais, o Mestre Usui indicava que era necessário mudar o nosso pensamento negativo, o hábito que cultivamos. Uma forma de o fazer é através da técnica Nentatsu ou do Seiheki Chiryo, que são técnicas específicas para a mudança do pensamento.

Reiki é então uma prática bastante profunda e completa, que para nos auxiliar na nossa higiene e saúde mental nos propõe “Só por hoje, sou calmo”, manter a harmonia connosco e saber cultivar essa mesma harmonia nas nossas relações.

Tudo na vida requer harmonia.

Este artigo foi criado no âmbito do tema “2019 Ano da Meditação e Saúde Mental” da Associação Portuguesa de Reiki. Torna-te associado, aqui…

Poderás ler mais aprofundadamente a filosofia de vida do Usui Reiki Ryoho no livro Reiki Guia para uma Vida Feliz.

Outros Cursos
Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.