
Dia da mulher com muito Reiki
Dia 8 de Março celebra-se o Dia da Mulher, um dia para a igualdade e um dia de reconhecimento. E porque será que a prática de Reiki tem tantas mulheres?
O dia da mulher e porque tantas mulheres na prática de Reiki
Ao início, o Mestre Usui tinha mais homens do que mulheres, pois os seus cursos eram bastante dispendiosos, com o tempo e a sua fama, mais mulheres foram aprender a prática e podemos ver, numa foto da época, onde o Mestre Usui está ao centro, que estavam tantas mulheres como homens, presentes.

Já no tempo de ensino do Mestre Chujiro Hayashi, podemos encontrar uma fotografia onde as mulheres são em maior número que os homens.

Também no Havai, após a aprendizagem no Japão, podemos encontrar uma grande Mestre de Reiki, que trouxe o ensinamento para o ocidente – A Mestre Hawayo Takata.

A Usui Reiki Ryoho Gakkai, a Associação que segue os ensinamentos estritos do Mestre Usui, teve também uma presidente, a Mestre Kimiko Kyoama, que indicava que Reiki devia ser uma expressão de amor.
Podemos dizer que talvez na altura mais mulheres se aproximassem da prática, por uma questão cultural onde a sensibilidade, intuição, estava mais do lado da mulher, assim como o papel de cuidadora. A prática de Reiki tem exatamente muitas dessas vertentes, o desenvolvimento da sensibilidade, o entendimento da intuição e ainda a capacidade de cuidar, de si mesmo e dos outros, pela prática terapêutica.
Hoje em dia, podemos dizer que existem quase tantos praticantes homens como mulheres o que é a grande demonstração do equilíbrio social para onde nos queremos aproximar.
Harmonia e igualdade, é uma celebração que deve ser feita diariamente. Na prática de Reiki, não há diferenciação, todos estamos por igual.

