Como auxiliar um toxicodependente com a prática de Reiki

As adições podem conduzir-nos a caminhos que parecem levar a becos sem saída, sendo desafiantes não só para a própria pessoa, como também para os seus familiares e cuidadores.

Estando a ser acompanhado pela especialidade médica, podes auxiliar um toxicodependente através da prática de Reiki, para o fazeres, há regras que tens que seguir pois facilmente um cuidador pode entrar em exaustão ou naquilo que se chama “a crise da compaixão”. Procura aconselhamento médico, ou de técnicos experientes, para estas situações.

Passos para auxiliar um toxicodependente com Reiki

Vamos aplicar Reiki de uma forma sustentada, passo a passo, trabalhando ao mesmo tempo com a pessoa que está a ser tratada.
Sempre que exista um byosen que seja mais exigente, tens que limpar a zona afetada antes de continuar o tratamento.

  1. Aceitação

    Começa por aplicar Reiki apenas no Chakra Cardíaco da pessoa. Fica entre 5 a 15 minutos no peito, deixando fluir Reiki para esse centro de consciência. Que byosen sentiste? Como a pessoa reagiu? Prossegue com este tratamento os dias que sentires.

  2. Estrutura

    Quando quiseres, vais começar por trabalhar a estrutura da pessoa, através do seu Chakra Raiz. Também cerca de 5 a 15 minutos e durante os dias que sentires serem necessários, a ideia deste tratamento é a pessoa sentir-se com mais força, com mais equilíbrio, isso poderá manifestar-se nas pernas, por exemplo.

  3. Gestão Emocional

    Noutra altura, aplica apenas Reiki em toda a região abdominal. Irás cobrir os centros energéticos do Plexo Solar, Fígado, Baço e Esplénico. Poderás estar cerca de 30 minutos ou mais.

  4. Desintoxicação e mudança de pensamento

    Depois destes passos anteriores, experimenta fazer um tratamento completo à pessoa. Como ela reagiu? Experimenta fazê-lo durante três dias, ou três sessões para as quais tenhas disponibilidade.
    Se a reação continuar a ser boa, poderás passar a um passo seguinte, aplicando a técnica da desintoxicação, o Heso Chiryo, apenas durante 5 minutos e depois o Nentatsu, a mudança de pensamento, durante 15 minutos.
    Ao longo do tempo podes ir mudando a duração do Heso Chiryo, mas sempre perante o bem-estar da pessoa.

Tudo leva muito tempo e mais vale ir construindo estrutura que querer apressar um resultado.

E porque não também incentivar à aprendizagem dos cinco princípios?

A meditação como forma para auxiliar um toxicodependente

Também a meditação poderá auxiliar um toxicodependente no seu caminho para a recuperação. Foi mesmo realizado um estudo sobre a meditação Vipassana para distúrbios com álcool e substâncias tóxicas e ainda outro sobre mindfulness para o auxílio na recuperação da dor crónica e da má administração de opióides.

Através da prática de Reiki, tens também duas técnicas que são o Joshin Kokyu Ho e Gassho Kokyu Ho.

A meditação poderá parecer bastante difícil de praticar, pois tudo virá ao de cima, como um oceano que transborda num copo de água, mas sendo bem acompanhado e com perseverança, os resultados poderão ser muito valiosos.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.