Mikao Usui

9 de Março de 1926 – a data de passagem do Mestre Usui

A 9 de Março de 1926, o Mestre Usui faleceu a caminho de Fukuyma, com um avc. Os seus 60 anos de vida trouxeram-nos um legado muito valioso, o Usui Reiki Ryoho.

Quatro anos de Usui Reiki Ryoho ecoam por décadas, por todo o mundo

Se no Japão dos inícios do século XX já existiam muitas práticas de terapia energética, porque razão o Mestre Usui teve mais de 2000 alunos em tão pouco tempo, com valores tão altos?

Ele indicava que todos podiam aprender Reiki e que, sem dúvida, em primeiro lugar deviam tratar-se a si mesmos. Este era um dos grandes benefícios desta prática, orientada não só aos outros, mas a nós próprios. Mas talvez mais do que isso esteja toda a filosofia de vida que constitui a nossa prática.

Em primeiro lugar, ele legou-nos uma missão:

A Missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros. Melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.

Mikao Usui
Missão do Usui Reiki Ryoho

E nos seus preceitos, ele constatava cinco princípios que são “A Arte Secreta de Convidar a Felicidade“.

Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso.

Através destes princípios, melhoramos a nossa mente, coração e também o corpo. Eles criam em nós harmonia, autoconfiança, gratidão, diligência e bondade.

Então, ao longo de décadas, os praticantes de Reiki têm levado uma vida não de fútil felicidade ou de ilusória paz, mas sim de esforço para compreender, cultivar e manter a felicidade e paz, que só nos chega pelo nosso interior.

O Usui Reiki Ryoho não foi criado para promessas vãs ou golpes de marketing, para vender produtos ou redenções, foi sim para despertar a consciência de cada praticante, independentemente das suas crenças pessoais e assim fortalecer comunidades e sociedades, para um mundo mais harmonioso. Será impossível? Não o é, mas demora muito tempo, por isso mesmo “só por hoje, sou calmo”.

Em Fevereiro de 1927, os seus alunos ergueram um magnífico memorial, relatando a sua vida e os conceitos básicos do seu ensinamento, escrito por Masayuki Okada, com caligrafia de Juzaburo Oshida.

No final do memorial, o Mestre Usui é lembrado da seguinte forma, assim como é dado um apelo sobre o seu ensinamento:

Apesar de o Mestre ter falecido, devemos continuar a ensinar e a espalhar a terapia Reiki a muitas pessoas. Como o Mestre Usui foi magnífico por partilhar este feito, generosamente, com tantos de nós…!

Espero que as novas gerações continuem a admirar e a seguir o nosso grande Mestre.

Masayuki Okada

Que possamos, todos os praticantes de Reiki, continuar a respeitar os seus ensinamentos e também a respeitar-nos uns aos outros, cada vez mais. Só por hoje…

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.