Será que o início da prática é algo de básico e que te dará pouco que fazer?

Com toda a certeza que não. Podes fazer com o nível 1 de Reiki muitas práticas que te acompanharão não só ao longo dos meses para completares o curso, mas também como base para toda a tua vida como praticante.

As várias práticas que podes fazer com o nível 1 de Reiki

Estes são alguns dos exemplos que podes aplicar ao longo da tua prática de nível 1 de Reiki:

  1. Autotratamento

    O autotratamento é uma técnica que aprendes logo na primeira aula e irá auxiliar a:
    – Cuidar profilaticamente de ti, ao nível energético;
    – Auxiliar a compreender os vários locais que possam precisar de tratamento;
    – Ter uma consciência de ti mesmo;
    – Desenvolver a sensibilidade;
    – Compreender a importância do saber dar e receber.

  2. Cultivo da filosofia de vida

    A base do Usui Reiki Ryoho é a filosofia de vida assente em cinco princípios, que o Mestre Usui indicava que devíamos recitar de manhã e à noite:
    – Só por hoje, sou calmo;
    – Confio;
    – Sou grato;
    – Trabalho honestamente;
    – Sou bondoso.

    A filosofia de vida, na prática de Reiki contém também a prática meditativa e a reflexão através dos 125 poemas do Imperador Meiji, escolhidos pelo Mestre Usui.
    É através da filosofia de vida que trarás grande transformação à tua consciência e forma de estar.

  3. Tratamento a familiares e amigos próximos

    Irás aprender ou já aprendeste a aplicar Reiki em cadeira ou em marquesa. Como a energia já é familiar, poderás aplicar sessões de Reiki informais a familiares e amigos próximos. Não te esqueças de seguir sempre a ética, indica onde irás tocar e já sabes, Reiki não tem promessa de cura.

  4. Tratamento a animais e plantas

    Algo também extraordinário é que podes aplicar Reiki aos teus animais e a plantas. Poderás ainda ser voluntário no tratamento de animais, quando acompanhado por um supervisor mais experiente. Experimenta e vais ver como é interessante.

  5. Técnicas para a melhoria do corpo e da mente

    Neste nível aprenderás muitas técnicas que servirão de grande base para a tua prática ao longo de todo o tempo. Duas muito importantes são a técnica da desintoxicação e a do pensamento positivo.
    Através destas duas técnicas, conseguimos bem perceber que Reiki não é tão simplista quanto por vezes querem fazer crer, mas sim uma prática profunda para o teu crescimento e bem-estar.

  6. Desenvolvimento da percepção da energia

    Irás compreender o sentido do byosen e poderás então praticar em muitas situações a “irradiação do desequilíbrio”, o que te irá ajudar a entender a condição energética de ti mesmo, de outra pessoa, animal, planta ou mesmo objecto.

O que podes fazer com o nível 1 de Reiki é verdadeiramente extraordinário. Em primeiro lugar cuidar de ti, mudar as questões que são necessárias entender e ainda poder aplicar a outros. Vale a pena dedicares-te, a recompensa vem pela prática.

A prática de autotratamento

Poderás ler também O Grande Livro do Reiki como manual auxiliar, não só para o nível 1 de Reiki, mas para todo o percurso. Este é um manual recomendado pela Associação Portuguesa de Reiki.