O autotratamento para uma pessoa com doença oncológica

Se tens uma doença oncológica e és praticante de Reiki, podes sempre aplicar o autotratamento.

Fazer esta técnica tem muitas vantagens, sendo a principal a estimulação do fluxo de energia, o que auxilia à capacidade autocurativa do corpo.

Os passos do autotratamento para uma pessoa com doença oncológica

Em primeiro lugar, segundo o conceito do Usui Reiki Ryoho, não és um doente, mas sim alguém que está a passar uma fase de desequilíbrio. Isto quer dizer que não nos devemos assumir como sendo a doença, mas percebendo que ela surge como um desequilíbrio e que o nosso papel na vida é tentar, da melhor forma possível, levar tudo o que somos a um melhor equilíbrio e harmonia.

A tua atitude positiva, com toda a certeza, ajudará muito no processo terapêutico que tenhas a fazer, por isso mesmo é que o Mestre Usui reforçou este método que praticamos com cinco princípios estruturantes.

O saber manter a harmonia e levá-la aos que nos rodeia, acreditar em nós próprios e ajudar os outros a acreditarem neles mesmos, compreender o que a vida nos quer dizer, sendo diligentes no que há a fazer e sempre com muita bondade.

A aplicação do autotratamento para alívio dos efeitos secundários na doença oncológica

Esta é uma forma para fazeres o teu autotratamento, nos períodos que sintas estar capaz para o realizar.

  1. Limpeza

    Começa por enraizar-te, fazer o banho seco e a chuva de Reiki. Esta é a “limpeza”, antes da limpeza que a energia nos traz.

  2. Ligação

    Recita os cinco princípios calmamente, sente-te ligado aos valores que eles transmitem. Coloca a tua intenção.

  3. O autotratamento geral

    Aplica o autotratamento tal como te foi explicado.

  4. O tratamento específico das articulações

    Aplica Reiki, dentro do possível da tua mobilidade, em cada uma das articulações. Poderá ser em cima da articulação, ou um pouco antes. Visualiza a energia a fluir como um rio e a sair ou pela mão, ou pelo pé.

  5. O tratamento específico das mãos e pés

    Para tratar as mãos, começa por colocar a mão no músculo braquiorradial. Depois passa para a palma da mão. Visualiza sempre a energia a fluir e a sair pelas pontas dos dedos.

  6. A desintoxicação

    Quando sentires que é confortável para ti, experimenta a técnica da desintoxicação, o Heso Chiryo.

Não te preocupes com a regularidade do autotratamento, mas sim com a tua vontade de o aplicar. A obrigatoriedade não nos ajuda a estar felizes no momento, mas compreender que “eu posso tratar de mim mesmo e escolher onde me trato”, isso poderá trazer um valor acrescentado para ti e para o tratamento médico que estás a realizar, esse sim deve ser cumprido rigorosamente.

Uma outra alternativa para o autotratamento para pessoa com doença oncológica

São mesmo muitas as formas de realizares os teus autotratamentos, por isso coloco aqui mais uma alternativa no cuidado do teu corpo e mente, perante a doença oncológica. Esta é uma variante de meditação com autotratamento.

Nota: estes passos só devem ser feitos dentro do teu conforto. Qualquer questão, informa-te também com o teu mestre de Reiki.

  1. Aplica a técnica Gassho Kokyu Ho, durante 15 minutos;
  2. De seguida aplica a técnica de desintoxicação Heso Chiryo, a técnica da desintoxicação pelo umbigo;
  3. Volta a aplicar Gassho Kokyu Ho, durante mais 15 minutos;
  4. Aplica agora o autotratamento completo, ou se quiseres, as posições que sentes que melhor irão ajudar. Poderás também fazer o byosen para teres essa percepção.

O livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz poderá auxiliar-te a compreender as técnicas de meditação e o aprofundamento da filosofia de vida na prática de Reiki.

Sempre que queiras, coloca as tuas mãos no chakra cardíaco e no plexo solar, irá ajudar-te a tranquilizar interiormente.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.