Reiki,  Reiki, Meditação e Consciência

Como vencer o medo de falar em público com a prática de Reiki

Estar com uma pessoa, com dez ou com cem, poderá congelar-nos ou fazer vir ao de cima inseguranças irracionais, mas podemos vencer o medo de falar em público com algumas ideias bem simples da nossa prática de Reiki.

O medo é paralisante, mas poderá não ser essa realmente a nossa questão.

A prática de Reiki para vencer o medo de falar em público

Existem muitas técnicas para vencer o medo de falar em público e poderás fazer uma excelente conjugação de todas elas.

Através da prática de Reiki, precisamos observar o que causa esse receio e podes fazê-lo de duas formas:

  1. Observando uma situação e tentando compreender o que te leva a ter esse medo ou receio;
  2. Refletindo através dos cinco princípios perante a questão.

Vencer o medo de falar em público pelas técnicas de Reiki

Vamos então tentar trabalhar esta questão fazendo o uso de três técnicas:

  1. Byosen e autotratamento

    Coloca a intenção de tentares perceber porque existe algum medo de falar em público. Com uma ou com as duas mãos, vai percorrendo os vários chakras, tentando perceber o que a energia te indica, o byosen.
    Podes aplicar um autotratamento completo com essa intenção, ou então tratas apenas os chakras que sentiste necessitarem de mais equilíbrio.

  2. Seiheki Chiryo

    Ao desenvolveres a percepção dos chakras, ou seja, dos centros de consciência, que estejam em desequilíbrio, poderás também compreender o que possa haver a mudar. Assim, experimenta aplicar a técnica Seiheki Chiryo, mudando o teu hábito do receio, para uma forma de estar à vontade.

  3. Envio de Reiki

    Poderás ainda complementar este autotratamento com o envio de Reiki para a situação, ou seja, visualizando, por exemplo, uma situação passada e resolvendo a sua energia, ou então, enviando Reiki para uma situação a acontecer, permitindo que estejas calmo e consciente, sem receio da situação.

Experimenta também praticar meditação para resolveres essa questão.

A meditação para vencer o medo de falar em público

Se praticares a técnica Gassho Kokyu Ho, estarás a desenvolver a tua atenção plena, a concentração, além de revitalizares a tua própria energia. É uma prática meditativa muito completa, que te poderá auxiliar a encarar e vencer o medo de falar em público por levar também a tua atenção ao teu “centro de gravidade”, o seika tanden.

Se a tua atenção estiver muito na cabeça, poderás sentir-te tonto, se estiver muito no coração, poderás sentir ansiedade. Ao levar a atenção ao seika tanden, ou seja, o ponto abaixo do umbigo, é como se estivesses forte e equilibrado. Esta atenção, motivada pela respiração, não necessita ser apenas realizada durante uma meditação, poderá também passar a ser a tua respiração natural.

Experimenta meditar pelo menos quinze minutos por dia, para reforçar a tua autoconfiança e força interior. A energia que estás a reforçar é também a do chakra raiz e esplénico, o que te dará uma maior atenção e capacidade de lidar com os outros, sentindo-te integrado.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.