2019 - Consciência,  Reiki

Como pode um Mestre de Reiki perceber se o aluno pode passar de nível

Não é uma tarefa fácil perceber se um aluno pode passar de nível ou não. Se o curso for de um dia, o Mestre terá como referência o tempo que ele determinar para essa passagem, mas se o curso for com acompanhamento, muitos mais fatores tornam-se determinantes e auxiliadores para perceber se o aluno pode passar de nível.

Passar de nível na prática de Reiki

Sabemos que no tempo do Mestre Usui, eram feitos exames à qualidade do aluno, principalmente na sua capacidade de compreender o byosen e o desenvolvimento pessoal que foi crescendo em si. Também as técnicas eram relevantes e a capacidade de praticar.

Para compreendermos melhor as condições para se passar de nível na prática de Reiki, precisamos ter um entendimento claro sobre para que serve o Usui Reiki Ryoho.

A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.

Qual o objetivo de praticar Reiki

Pelas palavras do Mestre Usui, em primeiro lugar, a nossa prática serve para a construção de uma vida pacífica e feliz, aquilo que em japonês se pode chamar o Anshin Ritsumei.

Por esta consideração, a progressão pelos níveis de Reiki de um praticante é para que ele cresça, desenvolva os preceitos e os princípios da prática na sua vida e assim consiga ser mais resiliente, aproveitando cada momento (só por hoje) e sabendo construir cada oportunidade do futuro, sabendo compreender o seu passado.

Assim, passar de nível é muitas vezes uma progressão interior que a pessoa faz, mas tal deve ser feito de forma consciente.

Por outro lado, o Mestre Usui indica que é também para “curar”, ou seja, é um percurso terapêutico. Esta é a realidade para muitos praticantes, pois querem passar de nível para aprender mais para se tratarem melhor a si mesmos.

Então, as condições que um Mestre de Reiki pode observar para que um aluno possa passar de nível, têm muito a ver com a própria característica e vontade desse aluno.

A sua vontade de crescer, de ultrapassar as suas limitações ou doença, o entendimento da prática de Reiki e a fundação de sementes valiosas para a sua própria vida e para a construção de uma vida melhor para os outros.

Muitas vezes o próprio Mestre até assume uma responsabilidade de deixar o aluno passar para o nível seguinte, sabendo que há algo de errado nele, isto porque quer trabalhar esses aspectos e auxiliar o aluno, através do exemplo, à mudança. Infelizmente isso não seria possível com um só dia de curso.

Compreendendo genuinamente os cinco princípios, entendemos que a prática de Reiki tem muito a ver com um crescimento pessoal e sabemos que esse crescimento leva tempo.

Passar de nível na prática de Reiki, requer também grande honestidade por parte do praticante – será que quer mesmo mudar a sua consciência?

Por vezes complicamos demais o que é simples, mas isto quer dizer que a simplicidade está em compreender a missão clara do Usui Reiki Ryoho.

Passar de nível é um caminho de progressão e cada um está em momentos diferentes da sua própria vida. O respeito mútuo entre praticantes, apoiados pelo seu Mestre de Reiki, trará grande sentido aos cinco princípios.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.