Cinco dicas para meditar com Reiki, Meditação e Consciência

Nem sempre compreendemos bem qual o caminho para a meditação, ou porque realmente o devíamos fazer. Sabemos que a meditação é também o desenvolvimento da concentração e, existindo várias técnicas para tal, podemos observar cinco dicas para meditar, com simplicidade, através dos conceitos de Reiki.

Cinco dicas para meditar

A nossa mente precisa de uma razão, ou até várias, para conseguir compreender porque deve abrandar as suas funções e nos proporcionar um espaço de tranquilidade mental e emocional. Por isso mesmo, em primeiro lugar, precisas ter uma intenção para meditar. Esta será como um foco para o teu trabalho meditativo e também um alerta para avaliares se realmente estás a cumprir o que pretendes ou não.

Sem dúvida que devemos ser sempre observadores, mesmo quando meditamos e, por isso mesmo, podemos até levar essa meditação para uma ou mais das cinco dicas para meditar.

Estas cinco dicas para meditar são pilares, são os ensinamentos que podemos ter através dos cinco princípios:

  1. Meditar para a harmonia

    Porque não meditar para conseguires estar contigo mesmo? Porque não ter o grande gosto de estar na tua própria presença, usufruindo de silêncio e harmonia?
    O primeiro princípio estabelece essa ponte para com a capacidade de eu estar comigo mesmo, por isso, quando meditares, tem gosto em estar contigo mesmo.

  2. Confiança

    Porque meditar nos pode trazer autoconfiança?
    Quando conseguimos estar connosco, percebemos que tudo afinal tem um sentido, que o mar agitado da vida que está à nossa volta é natural, mas que nós não precisamos também de viver assim agitados.
    Meditar traz-te a paz da autoconfiança e também da confiança na vida.

  3. Gratidão

    Meditar é também sentir o fluxo da nossa vida. Quando meditas, consegues sentir se estás bem, se a tua mente te leva para o sítio certo, se os teus sentimentos te conduzem corretamente, se a vida está de acordo contigo mesmo e tu com a própria vida.

  4. Diligência

    Sê perseverante na tua prática. Sem prática muito pouco alcançamos. Nem que seja um minuto ou dois por dia, pratica e depois vai gradualmente aumentando o tempo. Usufrui, genuinamente, desses momentos.

  5. Construir o melhor coração

    E, para finalizar, sem dúvida que meditar é também para contruir o melhor dos corações. É esvaziar os pensamentos que geram emoções e criar espaço para que, em serenidade, possamos viver cada vez melhor tudo o que temos, no momento presente, sabendo partilhar e também sorrir.

Lançamento do livro Reiki, Meditação e Consciência, CENIF Amadora.

No dia 17 de Fevereiro, realizamos um encontro no CENIF Amadora mesmo para o trabalharmos este tema das cinco dicas para meditar. Um enorme obrigado a todos os participantes e que possam continuar a sua prática meditativa com um sucesso cada vez maior.

Poderás ler no livro Reiki, Meditação e Consciência, mais dicas para meditar, para te introduzires à meditação, ou mesmo desenvolveres a tua prática, através da perspetiva do Usui Reiki Ryoho.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Maria Guida Rodrigues

    Obrigada João.Amo cada momento que passo convosco e amo consolidar toda a aprendizagem e a minha energia através destas leituras.Aprendi a ser diligente e a viver em harmonia.
    Grata por tudo.
    Estamos lindos na foto.
    Mª Guida

    1. João Magalhães

      Olá Guida, muitíssimo obrigado!!!!