Entramos num novo ano, mas há sempre algo que fica de pesado do passado. Sentimos a necessidade de libertar das angústias do passado, mas como o poderemos fazer?

Esta é uma questão que cada vez mais nos surge, quanto mais for pesada a nossa angústia pois interrogamo-nos como em 365 dias não conseguimos, mais uma vez, resolver aquilo que nos atormenta.

Libertar das angústias do passado numa perspetiva de Reiki

Na verdade, ficamos apegados, amarrados, ao que não queremos desapegar. Todos sentimos que queremos libertar algo, que queremos que determinada situação, peso, desapareça da nossa vida. Queremos isso com muita força, mas parece que não há nada que faça realmente isso desaparecer.

Então porque não conseguimos libertar das angústias do passado?

Tudo na nossa vida requer uma tomada de consciência. Isto não é um chavão, é realmente uma necessidade da nossa mente de ter um entendimento sobre algo que se passou. As pessoas que sofrem um momento de amnésia sentem angústia pois a mente não se recorda de algo que aconteceu num determinado período de tempo, assim como as que sofrem por uma situação têm a mente insistente nessa situação porque não a compreendem, ou não compreendem porque aconteceu.

Como poderá a prática de Reiki nos ajudar a libertar das angústias do passado?

O Mestre Usui indicava que Reiki é para a melhoria do corpo e da mente e que a nossa missão é “Guiar para uma vida pacífica e feliz…”. Assim, compreendemos que o método pretende elucidar-nos o entendimento de como vivemos e ajudar-nos a viver cada vez melhor. Para nos libertar das angústias do passado, podemos considerar as seguintes reflexões e práticas:

  1. Medita

    Quando estamos em angústia, todo o nosso ser sofre. As emoções estão perturbadas, a mente agitada, o corpo fica doente. Tudo o que somos começa a entrar em colapso, muitas vezes em surdina, só damos por isso quando algo já está num processo danoso de mais para nós, aumentando o nosso sofrimento. A meditação irá ajudar-te a criares espaço vazio e tempo, uma maior capacidade de lucidez sobre o que é real ou irreal. Pratica Joshin Kokyu Ho pelo menos 15 minutos por dia.

  2. Envia Reiki

    À medida que vais meditando, vais tendo mais clareza sobre esse peso que carregas, sobre a situação que te traz angústia. Podes ir trabalhando essa sensação e a consciência que tens da situação através do envio de Reiki à distância.
    Esta técnica de Reiki irá ajudar-te a libertar o peso da energia da situação e a reforçar a tua atitude de a querer resolver.

  3. Cuida de ti mesmo

    Cuidar de ti mesmo significa que tens grande respeito por ti e que sabes o valor que tens. Na prática de Reiki isso é o que representa o autotratamento. Aplica regularmente o autotratamento e coloca a tua intenção consoante os aspectos que estás a trabalhar para te libertares das tuas angústias.

  4. Muda a atitude

    Entender corretamente o que te causa angústia deve ser acompanhado pela mudança de atitude que te leva a que não repitas o mesmo padrão. Reflete sobre isso e aplica a técnica Nentatsu, alcançar o pensamento positivo.

Libertar das angústias do passado não é algo que surja na forma de comprimidos e, por vezes, estamos num momento de incapacidade para nos ajudarmos a nós mesmos, por isso se estás nessa condição, deves procurar profissionais que te possam auxiliar.

Não podes deixar de pensar em ti mesmo, mas também não te deves sempre colocar no centro do universo. Viver a vida em equilíbrio e compreender as situações com clareza, ajuda-nos a ter uma vida mais leve e serena.

Lembra-te também dos cinco princípios de Reiki, para ti mesmo – Tem calma perante a situação; Confia em ti mesmo, serás capaz de lidar com a situação; Agradece pelas lições aprendidas; Mantém-te diligente na resolução, mas sempre em bondade, de mente e coração. Vale a pena praticar.

vida feliz mikao usui