Autotratamento

O que fazer depois dos 21 dias de autotratamento

Em qualquer nível de Reiki há o hábito de fazer os 21 dias de autotratamento para integrar a experiência da energia daquele nível em específico e assim, afirmar o canal energético e os símbolos, caso se seja praticante de nível 1 ou nível 2.

O que fazer depois dos 21 dias de autotratamento estarem completos?

Vários Mestres têm perspetivas diferentes sobre os 21 dias de autotratamento. Para uns é obrigatória a aplicação diária até fazer 21 dias consecutivos, sendo necessário repetir tudo se um dia falhar, outros Mestres optam por incentivar a prática contínua, mesmo que não consecutiva, ou seja, o estímulo de praticar o autotratamento mesmo sem o fazer todos os dias seguidos.

Quando muitos praticantes chegam ao final da sua prática, interrogam-se sobre o que fazer depois dos 21 dias de autotratamento. É uma pergunta muito válida, mas a realidade é que se observarmos que Reiki é “para a melhoria do corpo e da mente“, devemos então continuar a nossa prática, nem que seja por questões profiláticas.

Como podes então continuar o teu processo de autotratamento?

  1. Profilaxia

    Aplica o autotratamento pelo menos uma vez por semana, como forma de perceberes como estás e também equilibrares o teu corpo físico, mental, emocional e energético.

  2. Desenvolvimento dos Chakras

    Podes fazer um autotratamento apenas ao longo de cada chakra, de baixo para cima ou de cima para baixo, para testares as várias sensações e diferenças que terá essa prática.

  3. Ressoar dos cinco princípios

    Experimenta aplicar os o autotratamento com os cinco princípios de Reiki, podes fazê-lo, por exemplo, da seguinte maneira:
    – Em cada posição, recita os cinco princípios calma e atentamente;
    – Nas posições que te tragam mais percepções do byosen experimenta ver que princípio poderá ser o mais difícil de “encaixar” e tenta assim compreender o que necessitas melhorar.

  4. Desenvolver a percepção

    O byosen é a irradiação da doença, ou seja, do desequilíbrio que possa estar no teu corpo energético. Podes fazer o autotratamento sentindo primeiro cada uma das posições e depois tratar as que estejam em desequilíbrio.

Como aplicares o autotratamento Reiki

Poderás também ler mais sobre os Chakras em O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética, onde encontrarás vários exemplos para ilustrar a prática de Reiki na nossa anatomia energética.

Como vês, há imenso a fazer depois dos 21 dias de autotratamento e a prática de Reiki é contínua. Claro que convém variar para não te “fartares” da prática, mas é mesmo muito recomendável que sempre continues a aplicação.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.