Karuna é um método terapêutico que foi criado como um ramo do Reiki. Neste método procura-se desenvolver a compaixão e a prática terapêutica dentro da energia de cada um dos símbolos presentes nos diferentes níveis.

Esta prática irá também ajudar-nos a ultrapassar as grandes fronteiras interiores que criamos perante as nossas questões pessoais e interpessoais.

Como karuna pode construir a compaixão para as nossas questões

O que é a compaixão senão uma vontade consciente para aliviar o sofrimento?

Muitas vezes esta compaixão surge para com os outros. Vemos alguém sem abrigo, vemos uma criança com fome, a guerra, a miséria, o infortúnio, mas nem sempre vemos o próprio sofrimento que temos, nem compreendemos que é necessário libertar-nos dessa prisão.

A prática de Karuna leva-nos a esse entendimento, “se eu estou em sofrimento, como posso libertar os outros do seu sofrimento?”, “Se eu vou com ansiedade querer um resultado para o alívio do sofrimento dos outros, como poderei não cair em sofrimento?”.

Através das técnicas, reflexão na filosofia de vida e prática através da terapia, compreendemos que há um trabalho que é feito par a par – o aliviar o sofrimento dos outros e o aliviar o nosso próprio sofrimento.

Ganhar consciência deste caminho com duas vias no mesmo sentido, ajuda-nos a apaziguar a mente e a confortar o coração.

Este entendimento ajuda-nos também a compreender que barreiras temos em nós e que barreiras colocamos perante os outros. A dissolução dessas barreiras traz-nos crescimento, paz e felicidade.