Se te sentes a comer impulsivamente e achas que tens que controlar o apetite, podes ter uma perspetiva da prática de Reiki para te auxiliar a tomar consciência sobre a questão, assim como apoiar-te para a atitude que queres tomar.

Controlar o apetite com técnicas e filosofia de vida da prática de Reiki

Podem ser muitas as razões para sentirmos a compulsão por comer, desde questões puramente físicas e neurológicas até questões emocionais e mesmo energéticas. Quando trazemos o nosso entendimento sobre a comida, podemos ter uma atitude mais correta quando queremos controlar o apetite.

As perguntas que deves fazer

Escreve as seguintes perguntas e as respostas que dás.

A primeira coisa a fazeres é perguntares-te e sentires, genuinamente, porque estás a comer de forma descontrolada.

Depois, observa as oportunidades para comeres ao longo do teu dia, é fácil comeres ou passas muito tempo sem comer e depois exageras?

Observa ainda que tipo de alimentos queres mais – doces ou salgados, ou será um misto de doce e depois salgado? Não te esqueças que alguns alimentos têm estes dois atributos e fazem com que criem ainda mais dependência.

Quando te sentes a perder o controlo sobre o teu apetite, estás perante condições emocionais/mentais exigentes?

Acabaste de fazer alguma actividade ou trabalho energeticamente exigente?

Como a prática de Reiki te pode ajudar a controlar o apetite

Sabemos que o equilíbrio e harmonia são os dois grandes pilares da prática de Reiki e é através desse conceito que vamos observar as necessidades que temos.

Quando perdemos o controlo sobre nós mesmos é porque estamos a andar em modo automático. Esquecemo-nos do que é melhor para nós e tentamos abafar um ruído de insatisfação que está dentro de nós.

  1. Desintoxicação

    Começa por fazer um programa de 10 ou mesmo 21 dias de desintoxicação. Coloca a tua intenção, que não deve ser meramente física e aplica a técnica Heso Chiryo.

  2. Redução do plexo solar

    Sente o tamanho do teu Chakra do Plexo Solar, como ele está em relação aos outros. Diminui o seu tamanho e reforça a sua energia, quase como se tivesse uma cinta ao redor, como os barris têm, irá ajudar-te a controlar melhor a energia. Observa também se ao longo do dia em certas situações não tens a barriga mais distendida, poderá ser sinal de excesso de atividade do Chakra do Plexo Solar.

  3. Cultivo de bons sentimentos, redução de desejos

    No Chakra Cardíaco encontras os teus desejos… quais são eles por causa da falta de controlo alimentar? Que compulsões tens? Tem entendimento sobre esses desejos e cultiva apenas boas sementes no teu coração.

  4. Cultivar bons pensamentos

    Aplica a técnica Seiheki Chiryo para mudares as tuas atitudes e cultivares um bom pensamento para controlar o apetite. Visualiza-te a observar a comida e a sentires que “não é necessário”. Cultiva essa atitude e entende de que forma és mais feliz.

Se vires que a tua falta de controlo vem de questões do passado que viste ou que passaste, considera também o envio de Reiki à distância, pois poderá auxiliar.

Procura um bom nutricionista, que compreenda as tuas questões e saiba guiar-te para a dieta correta, não só para as tuas necessidades, mas também para aquilo que pretendes alcançar de forma equilibrada.

E se ao observares a comida que queres comer recitares os cinco princípios atentamente? Será que ainda sentes essa compulsão ou o que acontece?