Em alguma altura surge sempre um colega de trabalho conflituoso que diariamente nos traz o grande desafio de conseguirmos realizar o nosso trabalho com harmonia.

As suas intervenções trazem-nos desequilíbrio a um ponto em que, muitas vezes, apenas a sua presença é o suficiente para nos causar mau estar e um bloqueio imediato do raciocínio.

Como pode Reiki ajudar a lidar com um colega de trabalho conflituoso

Este tipo de situações, o ter um colega de trabalho conflituoso pode também surgir no seio familiar ou nas amizades que vamos cultivando. Há alturas em que essas situações surgem na pior fase da nossa vida e cria-nos um desequilíbrio ainda pior.

A nossa prática de Reiki, em primeiro lugar, observa a situação de uma perspetiva de tomada de consciência e depois de tratamento terapêutico.

Como observar a situação

Compreendemos que na vida tudo deve estar em harmonia e equilíbrio para haver um correto funcionamento do ecosistema, quer ele seja o planeta, a sociedade ou mesmo a nossa vida pessoal. Esta espécie de homeostasia indica-nos que se não há harmonia e equilíbrio, algo deve ser corrigido e é exatamente isso que vamos tentar compreender.

Uma pessoa que nos traga desestabilização, tem um problema que necessita resolver, mas se nos afeta, nós também temos um problema a resolver, ou seja, precisamos entender de que forma a pessoa estimula em nós algum desequilíbrio. Assim, vamos usar os cinco princípios para compreender melhor esta situação:

  • Só por hoje, sou calmo – De que forma este colega de trabalho me faz perder a calma? O que em si, na sua forma de ser, trabalhar, agir, me faz perder a calma? O que isso me faz lembrar? Como hei-de mudar para lidar com essa situação?
  • Confio – Perdi a confiança no meu colega ou perdi a confiança em mim mesmo para resolver a situação? O que poderei fazer para retomar essa confiança?
  • Sou grato – Esta situação traz-me lições preciosas para o meu crescimento, sem ser a fuga da situação, que lições podem ser essas?
  • Trabalho honestamente – Quero resolver a situação ou fugir dela? Já tive uma conversa profissional e honesta com o meu colega de trabalho conflituoso?
  • Sou bondoso – De que forma acho que esta situação se pode resolver, sendo boa para todos, pelo bem pessoal, interpessoal e da companhia?

A tomada de consciência é o mais importante pilar para este nosso trabalho.

Como tratar uma situação com um colega de trabalho conflituoso

Ao ter a consciência do que há a fazer com o colega de trabalho conflituoso, vamos usar as nossas técnicas para cuidarmos de nós mesmos e trazermos equilíbrio perante esta situação.

  1. Filosofia de vida

    Após a tua reavaliação da situação, aplica os cinco princípios sempre que tenhas que lidar com esse colega. Tenta compreender que se ele é incorreto, está ou num processo de ignorância, ou seja, não tem um entendimento correto, ou está em sofrimento e leva esse sofrimento a ti também.

  2. Autotratamento

    Coloca a tua intenção para o tratamento desta questão e aplica o autotratamento com regularidade para compreenderes que chakras podem estar mais afectados e que tipo de fragilidade tu possas estar a desenvolver ou ter que é estimulada por esta situação.

  3. Atitude Positiva

    Lembra-te que a tomada de consciência é o que nos ajuda a vivermos cada vez melhor, mas por vezes isso traz-nos alguma tristeza, por isso a tua atitude positiva é muito importante, mesmo que haja algo a mudar em ti, fá-lo com contentamento, tudo acontece para que vivas de forma mais pacífica. Não deixes que a situação te pare a vida, nada vale isso e tu vales bem mais. Aplica a técnica Nentatsu, ou Seiheki Chiryo, será muito importante e irá ajudar-te a criar a melhor atitude possível para esta situação.

  4. Envio de Reiki

    Usa a técnica de Envio de Reiki à distância para lidares com esta situação, trazendo harmonia e a tua capacidade de lidar com a situação.

A prática de Reiki ensina-nos que só nós podemos mudar e crescer com as situações, tendo isso em serenidade na nossa mente, começamos a cultivar as sementes para uma resiliência cada vez maior aos nossos problemas.