Num tempo onde estamos cada vez mais acessíveis, das mais diferentes formas, podemos chegar a sentir-nos saturados e exaustos. A desintoxicação social começa a ser uma necessidade para muitas pessoas. Tudo sendo feito com equilíbrio e harmonia tem sentido.

Vamos ver como a prática de Reiki nos pode auxiliar na desintoxicação digital.

A desintoxicação digital pela prática de Reiki

Com a facilidade de ligação através das redes sociais, do acesso pelo telemóvel e emails, com wi-fi cada vez mais acessível, todos nos sentimos ligados. Observamos o que outros fazem na outra ponta do mundo, falamos com familiares distantes, criamos amizades longínquas e aumentamos o nosso saber com tanta informação, felizmente, disponível.

Muitos são os aspectos positivos desta nova era digital, mas tem também os seus revezes como tudo. A ansiedade criada pela necessidade de resposta, o sentir que os outros os “escutam”, o manifestar opiniões, o sentir que a vida tem sentido e ainda o enredar em amizades digitais que de forma alguma substituem a presença. Por vezes existe uma saturação tão pronunciada que algumas pessoas se sentem intoxicadas – consultam sempre o telemóvel, não conseguem estar momentos em silêncio, precisam constantemente de ir ver novidades ou, de alguma forma, sentirem-se ligadas com o mundo.

A grande questão é que se não for controlado o tempo digital, perdemos tempo real.

Através da prática de Reiki, podes considerar algumas reflexões para este processo de desintoxicação digital, caso aches necessário.

Cinco princípios, cinco dicas para a desintoxicação digital

Partilho contigo as perspetivas que a prática de Reiki te pode trazer para iniciares um processo de desintoxicação digital:

  1. Harmonia e Serenidade

    Se estares sempre atrás do telemóvel e dos contactos te traz ansiedade e perda de tempo, se sentes que há alguma frustração nisso, então lembra-te que é importante viveres em harmonia. Assim, dedica tempo a ti mesmo, voltando-te para o teu interior, não tanto na procura exterior.

  2. Confiança e Capacitação

    Se sentes que ficas mais preenchido com as medias sociais, tenta compreender o que te possa estar a faltar. É essa ausência que queres preencher se estiveres demasiado tempo no mundo digital, ou então apenas criaste um vício. Qualquer uma das situações não será muito positiva, por isso mesmo porque não praticares um pouco de meditação? Na prática de Reiki temos algo muito simples, o Joshin Kokyu Ho. A meditação é uma viagem ao interior e quanto mais tempo sabes estar contigo, mais forte ficas para ti mesmo e para os outros.

  3. Aprendizagem e Gratidão

    O equilíbrio é sempre o estado mais desejável na nossa vida, por isso mesmo, neste processo de desintoxicação digital, não te queiras alhear de tudo, mas sabe sim escolher o que é bom ou menos bom para ti. Essa tomada de consciência faz também com que a nossa vida tenha mais sentido.

  4. Honestidade e Diligência

    Não penses que perdeste tempo com tanto tempo passado ao telemóvel, tablet ou computador, foi um momento da tua vida e daí podes trazer muitas lições valiosas pois tocaste na vida de muitas pessoas ou foste tocado pelas suas vidas. Mas, na verdade, o que queres realmente fazer da tua vida?
    Esta tomada de consciência é um grande trabalho de honestidade para contigo mesmo e quereres manter-te num bom rumo para contigo mesmo é algo que requer diligência e observação. Por isso mesmo, pratica a filosofia de vida da prática de Reiki.

  5. Bondade e Compaixão

    Acima de tudo, quando queres retomar uma vida harmoniosa, tens que ser bondoso. Lembra-te do que te fez sofrer e de que existem também outros que sofrem, que a nossa vida é bem mais rica quando a partilhamos e quando ajudamos os outros. Capacitar, dar um reforço positivo, vivenciar coisas boas, é para isso que se quer construir uma vida harmoniosa e é por isso mesmo que por vezes devemos destralhar um pouco a vida, fazendo em vários aspectos dela algo que estamos a fazer com a desintoxicação digital.

Se fores um praticante de Reiki, aplica também o autotratamento regularmente e ainda a técnica Nentatsu ou Seiheki Chiryo.

Lembra-te que estás no controlo da tua própria vida e, por isso mesmo, podes definir como queres usar o teu tempo livro. Observa e escreve a forma como passas o teu tempo e distribui-o, tranquilamente e aos poucos, da forma mais equilibrada que te parece ser necessária.