Reiki para as resoluções de ano novo – 5 dicas úteis

Quando um ano começa a terminar, iniciamos a lista das resoluções de ano novo que pretendemos. Parece que já sentimos aquela oportunidade de recomeçar ou começar algo novo e é verdade, existe mesmo essa oportunidade.

Porque não agarrarmos as resoluções de ano novo também através da prática de Reiki?

Cinco dicas de Reiki para as resoluções de ano novo

Quero partilhar contigo cinco dicas das nossa prática do Usui Reiki Ryoho para te auxiliar com as resoluções de ano novo. São elas:

  1. Autotratamento;
  2. Meditação;
  3. Atitude Positivo;
  4. Filosofia de Vida;
  5. Voluntariado.

Estas cinco dicas, tenho a certeza, irão empoderar-te, dar mais força, harmonia e equilíbrio para que cumpras outras resoluções de ano novo nos mais variados campos da tua vida.

Reiki, em primeiro lugar, será para a tua tomada de consciência e é isso mesmo que iremos trabalhar em cada uma das dicas que teremos de seguida.

Cuidar de mim mesmo – 21 dias de autotratamento

A prática de Reiki implica que devemos ter um olhar especial para nós mesmos, ou seja, devemos saber cuidar de nós e aplicarmo-nos nessa tarefa (o quarto princípio). Assim, porque não recomeçares um processo de 21 dias de autotratamento?

Coloca corretamente a tua intenção para cada dia de autotratamento. Observa o que queres realmente mudar.

Começar a meditar

A meditação está intimamente ligada à prática de Reiki e o Mestre Usui tinha duas formas de o fazer:

  1. Meditar ancorando na respiração

    Uma forma de cultivares a mente vazia é através do foco na respiração, mantendo a tua atenção em cada movimento que o teu corpo faz quando o ar entra e o ar sai, quando a energia se acumula e espalha pelo corpo. Vivencia a técnica Joshin Kokyu Ho.

  2. Meditar num ensinamento

    Uma prática também comum era a reflexão através dos 125 poemas do Imperador Meiji.

Começar a meditar pode ser uma excelente resolução de ano novo e algo a levares como prática para toda a tua vida. Meditação não é posições esquisitas, é uma atitude de concentração com determinada intenção. Vale a pena entregares-te à prática, pouco a pouco e verás como consegues.

Praticar com entusiasmo

Ter uma atitude positiva é tão importante quanto praticar com entusiasmo, isto quer dizer que um praticante de Reiki precisa ir construindo um outro olhar sobre a vida.

Observar os nossos limites ou as condições que ainda nos trazem desequilíbrio e desarmonia, que por vezes se manifestam em doença, é algo de extraordinário. Trazer consciência sobre as questões é positivo, mas a forma como te apegas a essas questões ou tens um entendimento para as resolver, fará toda a diferença.

Quando praticamos o Usui Reiki Ryoho com entusiasmo obtemos mais resultados, não porque Reiki é melhor que qualquer outra coisa, mas porque nós estamos a fazer algo que nos faz sentido.

O teu entusiasmo é que irá assegurar a continuação, a progressão e a disciplina necessária. Ao teres como resoluções de ano novo realizares a prática com entusiasmo, estarás também a levar essa força e energia renovada a tantos outros objetivos que tens pela vida fora.

vida feliz mikao usui

Viver os princípios

O mais extraordinário na prática de Reiki é a nossa filosofia de vida que, em parte, reflecte-se nos cinco princípios de Reiki.

Tudo começa com Só por hoje e as tuas resoluções de ano novo precisam ter esta atitude, compreender que cada coisa deve ser vivida no seu momento e um dia de cada vez. Sabemos que vamos projetar-nos para o futuro e reviver o passado, mas a nossa atenção no momento presente trará toda a diferença para o que fazemos e a forma como vivemos.

Viver com uma filosofia de vida é ter uma bússola orientadora que nada afecta as tuas crenças, mas que por vezes ainda as reforça e valida. Criar harmonia, confiança, fazer crescer a gratidão, honestidade e viver uma vida de bondade, traz-nos o entendimento do que é uma vida pacífica e feliz.

Praticar voluntariado

Algo que estimulamos muito, principalmente a partir do segundo nível é a prática do voluntariado, ou seja, a doação da terapia Reiki a outros. No CENIF tanto o fazemos através dos sábados voluntários, que são projetos dos alunos de nível 2 e 3, como também através do Hospital Itinerante de Reiki.

A doação na verdade começa também no primeiro nível nas aulas. Quando alguém não se sente bem, todos praticam Reiki para o auxiliar e este é o espírito de construir atitudes positivas e um mundo melhor, não só interior, mas também exterior.

Porque não colocares como resoluções de ano novo o voluntariado? Temos mesmo muito para fazer para muitas áreas, é só mesmo propores-te.

As resoluções de ano novo são sempre um desejo de mudança que temos. Umas vezes conseguimos, outras nem por isso. Talvez nem sejam o mais importante para nós, mas o que é verdade é que tudo o que é interior, de mudança de consciência, dá muito trabalho e requer grande resiliência.

Por isso mesmo, observa bem as tuas resoluções de ano novo, reflete com os cinco princípios e tem uma atitude positiva. Se assim for, de certeza que as cumprirás. Lembra-te do esforço dos 21 dias de autotratamento, a disciplina é necessária para tudo na vida, mas deve ser feita com entendimento e alegria.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.