Hawayo Takata foi a primeira Mestre de Reiki, que se tenha conhecimento, no ocidente. A 21 de Fevereiro de 1939, o Mestre Hayashi passou-lhe o certificado de Mestre de Reiki, reconhecendo-a como tal.

Hawayo Takata

Nasceu a 24 de Dezembro de 1900, em Kauai, no Hawai e afligida por uma doença, tomou contacto com Reiki no Japão, onde estava internada num hospital onde também trabalhava o Mestre Hayashi.

No início de 1935 começou o seu percurso de aprendizagem de Reiki, seguindo os ensinamentos do Mestre Hayashi.

Como o seu ensinamento foi oral, sem os manuais como o Mestre Usui e Hayashi entregavam aos seus alunos, a interpretação pessoal de cada um dos praticantes que aprenderam com ela teve um forte impacto nas gerações seguintes de praticantes de Reiki.

A forma de tratamento ensinado por Hawayo Takata

A Mestre Hawayo Takata tinha também uma forma peculiar de tratamento à qual chamava de Tratamento Base. No caso de artrite e reumático ela indicava:

O tratamento completo deve ser aplicado, mas nestes casos devemos começar pelo abdómen.

Hawayo Takata

No caso de vários tipos de cancro, indicava:

Para todos os tipos o mesmo procedimento é usado: O tratamento completo deve ser aplicado. Começar pela cabeça, depois tratar todas as glândulas na parte da frente do corpo.

Virar o paciente e aplicar nas costas. Finalmente, ir para a parte afectada.

Hawayo Takata

O sua sabedoria na sensibilidade e conexão com a energia era muito particular e especial. Temos a agradecer-lhe muito pelos seus ensinamentos. Neste 118º aniversário, aqui fica a minha especial gratidão.