Ligar à energia significa a conexão, a união, que sentimos entre nós e a energia vital que nos rodeia. Cada Mestre de Reiki terá uma forma própria de ensinar como ligar à energia universal e mais ainda, cada praticante tem uma forma muito única e pessoal de o fazer, mas existe uma “fórmula” quase mágica, imediata, para que te ligues à energia Reiki e essa é através dos cinco princípios.

Os cinco princípios para me ligar à energia universal

Porque será que os cinco princípios nos trazem uma grande conexão com a energia?

A resposta é muito facilmente entendida se sentires o que eles realmente querem dizer. Quando, por exemplo, colocas as mãos em gassho, viras-te para o teu interior e recitas com a tua voz profunda, do centro do teu ser, o que estás a ativar é a própria essência de Reiki em ti e a iluminar essa centelha intensa com a Energia Universal que te rodeia.

Os cinco princípios representam algo como um grande lago de energia que nos traz o fogo da vitalidade, não de uma forma “excitante”, mas sim de uma forma harmoniosa, como se a vida nos fosse preenchendo serenamente. Cada princípio é então, por si só, um ligar à energia Reiki. Um fluxo que nos percorre, mas que ao mesmo tempo também nos “acorda”, anima.

Para que sintas Reiki dessa forma profunda, tens que deixar de os encarar como palavras. Não são apenas ar articulado que sai pela nossa boca, mas são um profundo desejo que surge da união da nossa mente e do nosso coração.

Como recitar os cinco princípios para te ligares à energia

O exemplo que vamos ver é o de uma prática formal, poderás estar da forma como queiras para sentir os cinco princípios e te ligares à energia:

  1. Começa por colocar as mãos em gassho;
  2. Inspira e expira serena e profundamente;
  3. Esvazia a tua mente;
  4. Sente a ligação da mente com o coração, como se um tocasse no outro em harmonia, em acordo;
  5. Do centro do teu coração, mantendo a ligação com a mente, recita cada um dos princípios de forma pausada, tranquila e profunda;
  6. Inspira e ao expirar recita profundamente – Só por hoje, sou calmo;
  7. Inspira e ao expirar recita profundamente – confio;
  8. Inspira e ao expirar recita profundamente – sou grato;
  9. Inspira e ao expirar recita profundamente – trabalho honestamente;
  10. Inspira e ao expirar recita profundamente – sou bondoso;
  11. Sente estes princípios a ecoarem em ti e sente a vibração da energia.

Ligar à energia pode ser algo de muito fácil para uns e um conceito um pouco mais estranho para os outros, a prática dos cinco princípios irá ajudar-te, sem dúvida alguma, a compreenderes com maior profundidade o que é Reiki e também a ligares-te a essa energia vital.