Como controlar a ansiedade antes dos exames com Reiki

Costumas ficar com ansiedade antes dos exames da escola ou universidade? A prática de Reiki e mais algumas dicas podem ajudar-te a manteres a harmonia e equilíbrio necessários para que possas manifestar o melhor resultado dos teus estudos.

A ansiedade antes dos exames e como a trabalhar com Reiki

Já sabes que as questões médicas devem ser tratadas com os médicos especialistas e Reiki apenas te dá uma perspetiva integrativa e complementar.

Se és praticante de Reiki e estás a sofrer de ansiedade antes dos exames, lembra-te que podes aplicar cinco conceitos muito importantes para te ajudar:

  1. Meditação

    Pelo menos uma semana antes do exame, experimenta meditar todos os dias, de preferência várias vezes por dia entre cinco a quinze minutos.

  2. Autotratamento

    O autotratamento poderá ajudar-te muito na tua gestão emocional. Coloca uma intenção correta para equilibrar a tua ansiedade e depois aplica o autotratamento completo. Também idealmente ao longo de uma semana.

  3. Pensamento positivo

    Se encontraste a atitude que te leva a ter ansiedade, então reconstrói-te com a técnica do pensamento positivo, o nentatsu.
    Começa por esvaziar a mente, coloca apenas a atitude positiva que pretendes alcançar e depois a mão esquerda na testa, a mão direita na nuca e deixa fluir Reiki durante alguns minutos. Faz ao longo do tempo esta técnica para fortalecer uma atitude positiva.

  4. Cinco princípios

    Muitos praticantes indicam que recitar os cinco princípios ajudam-nos a ter calma e capacidade para lidar melhor com o seu dia-a-dia, experimenta em cada momento que sintas a ansiedade a querer surgir a ancorares-te no momento presente, enraizares e recitares os cinco princípios:
    Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso.

  5. Envio de Reiki

    Se tens o nível 2 de Reiki, podes ainda enviar Reiki para a tua situação. Não para teres boas notas, mas sim para que tenhas uma atitude confiante, positiva e calma perante a situação. Imagina-te em cada momento do exame a estar com calma e serenidade, concentrado e com uma respiração correta. Deixa a energia fluir.

A concentração, o estar no momento presente é importante e por isso mesmo lembra-te do enraizamento, da respiração e de deslocares a tua atenção até ao hara, o seika tanden, que é o nosso centro de gravidade e ponto onde acumulamos a energia vital, pois irá ajudar-te a estares mais forte e concentrado.

Usar Cristais para controlar a ansiedade antes dos exames

Há também quem goste de usar os cristais e os conceitos da cristaloterapia para as questões de ansiedade.

A aplicação de cristais não tem a ver com o método Reiki, mas há quem use de forma complementar. Se costumas ter ansiedade antes dos exames podes considerar um autotratamento com cristais ou até mesmo ter um ou mais cristais contigo.

Autotratamento com cristais

Em primeiro lugar observa bem em que parte do teu corpo se manifesta mais a ansiedade. Vamos imaginar que é no plexo solar. Primeiro vamos limpar essa energia e depois vamos carregar a energia da tua aura:

  1. Coloca uma turmalina preta ou quartzo fumado à frente dos teus pés, estando tu deitado;
  2. Coloca um quartzo fumado no teu plexo solar, a zona que está afectada pela ansiedade (ou outro lugar, dependendo do que sentes);
  3. Deixa-te estar assim pelo menos entre dez a quinze minutos e aplica uma respiração profunda e completa, como o Joshin Kokyu Ho;
  4. Podes retirar o quartzo fumado (depois tens que o limpar);
  5. Coloca agora as pedras dos sete chakras principais, pois é uma das formas de limpeza e revitalização da aura:
    1. Coroa – Ametista;
    2. Terceira Visão – Sodalite;
    3. Chakra Laríngeo – Ágata Blue lace;
    4. Chakra Cardíaco – Quartzo Rosa;
    5. Plexo Solar – Citrino;
    6. Esplénico – Cornalina;
    7. Raiz – Jaspe vermelho.
  6. Mantém-te mais dez a quinze minutos com os cristais e quando terminares, limpa-os.

Levar cristais no bolso

Poderás querer também andar com um cristal ou mais no teu bolso, ou como pulseira ou mesmo pendente. Depende muito do que realmente necessitas, mas a ametista pode ajudar-te a ter mais calma, o citrino poderá ajudar-te a concentrar o pensamento e o quartzo fumado irá ajudar a enraizar.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.