Filosofia de Vida

Uma pessoa tóxica pode não o ser para outros – a perspetiva positiva de Reiki

O conceito de pessoa tóxica significa que é alguém que traz um desconforto, sofrimento, de forma contínua a outra pessoa. É como se sentíssemos que somos um lago límpido e que a aproximação dessa pessoa o contamina, deixa sujo.

Mas o conceito pode estar demasiado limitado e levar-nos a julgar o outro de uma forma que nos traz ainda mais sofrimento. Vamos observar como Reiki nos pode ajudar a compreender uma pessoa tóxica e como também nos pode ajudar a ultrapassar essa dificuldade.

A perspetiva positiva de Reiki sobre uma pessoa tóxica

Muitas vezes na vida surge alguém que, pelas suas características, torna-se uma pessoa tóxica para nós. Parece ser como uma sanguessuga, uma sombra, um parasita, um virus, algo que consome e destrói de forma mais lenta ou rápida a nossa harmonia emocional, mental, física e energética. 

Quando vemos alguém assim, queremos a maior distância possível e consideramos aquela pessoa tóxica como alguém que não pode ser boa pessoa, mas na verdade, não é bem assim, há uma outra perspetiva que poderá trazer-nos maior entendimento e compreensão sobre essa pessoa e a sua atitude.

A prática de Reiki requer uma mudança de consciência para alcançarmos a vida pacífica e feliz que todos pretendemos. Esta mudança ela não ocorre apenas por fazermos o autotratamento ou recebermos Reiki de alguém, mas sim pelo trabalho continuado, diligente e harmonioso dos cinco princípios de Reiki.

Através desta tomada de consciência, compreendemos que uma pessoa tóxica o poderá ser para nós, mas poderá não o ser para outros. Para nós, ela faz-nos sofrer, mas também está em sofrimento. Compreendendo isto podemos perceber que não existe harmonia entre nós porque ambos estão a sofrer.

Se olharmos para esta situação através da sabedoria dos cinco princípios, poderemos ter mais entendimento e menos sofrimento:

  1. Só por hoje sou calmo

    O outro está em sofrimento, sem a minha harmonia, não o entenderei. Sem uma harmonia conjunto, não haverá serenidade.

  2. Confio

    Preciso confiar em mim, porque duvidar de mim faz com que o outro me possa afectar mais. Esta confiança irá promover a minha autoestima.

  3. Sou grato

    Na verdade, que lições tenho a tirar desta situação? Porque esta pessoa surgiu na minha vida e eu na vida dela? O que há a aprender em comum? E individualmente?

  4. Trabalho honestamente

    Será que tenho comunicado o sofrimento que me causa? Tenho-o feito da melhor forma?

  5. Sou bondoso

    Como poderei resolver esta relação com a pessoa tóxica sendo bondoso para comigo e para com todos os envolvidos.

O poema 90, caminho, do Imperador Meiji, também nos ajuda a refletir sobre este tema:

Mesmo se ficares para trás das outras pessoas com quem estavas a ir, não percas o caminho que deves seguir. Quando todos estão a ir pelo mesmo caminho, pensas que estás a ir no caminho certo, mas isso nem sempre é o caso. Então, julga o caminho com cuidado.

Conviver com uma pessoa tóxica, ou que pelo menos nós consideramos tóxica não é fácil, porque como o próprio nome indica ela irá atingir-nos com algo e retirar-nos a harmonia que temos, mas essa pessoa é também uma grande lição para nós, ela na verdade pode ajudar-nos a uma transformação incrível na nossa vida. Aquilo que nos afeta é aquilo que ainda precisa ser trabalhado.

Então, nem sempre o resultado de conviver com uma pessoa tóxica é a cisão, por vezes há uma transformação terapêutica que resulta numa pessoa saudável e numa relação saudável.

O sofrimento precisa ser compreendido e a decisão sobre lidar com esse mesmo sofrimento é de cada um, ninguém poderá dizer por ti o que fazer melhor. Tenta sim o teu melhor e cada decisão que tomes será também a melhor que tens, nesse preciso momento de consciência.

Lembra-te que tu mesmo podes ser considerado uma pessoa tóxica para outrem, apesar de não o considerares ser. A prática de Reiki ensina-nos a olhar para cada pessoa como única, a sua questão é única, o seu percurso terapêutico é único. Mas ajuda-nos também a compreender que tudo está interligado e que o propósito final é a harmonia.

O livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz pode auxiliar-te a desenvolver mais a perspetiva da filosofia de vida e a atitude positiva na prática de Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Filomena Pessanha

    Observar tudo e todos com uma prespectiva de mente mais aberta,faz toda a diferença <3 Um excelente artigo, para aprendermos que precisamos de desparendrer para Saber Con Viver 😉 Só por hoje <3.Obrigada João

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.