Reiki é excelente para tratar as costas, mas por vezes, algumas questões podem fazer sobressair e até intensificar a dor se não forem tidas em conta alguns procedimentos.

A aplicação de Reiki nas costas pode ser logo aprendida no nível 1 de Reiki, como parte do tratamento formal e natural que um praticante pode fazer a familiares e amigos.

O que ter em atenção para tratar as costas com Reiki

Se vais tratar as costas de alguém com a energia universal pergunta sempre à pessoa se tem questões físicas ou a tensão emocional faz com que a parte superior do tronco fique tensa. Desta forma, começarás a compreender o estado das costas, segundo a descrição da própria pessoa.

Depois, lembra-te que poderá ser muito útil perceber onde estão os bloqueios na circulação de energia nas costas, por isso, poderás fazer uma avaliação através do byosen. Presta particular atenção à região do chakra laríngeo e do coccix.

Verifica também o enraizamento da pessoa. Por vezes não faz enraizamento, está num processo de retenção e a energia não escoa. Isso faz com que tenha a energia bloqueada e estagnada no corpo, o que poderá levar a dores nas costas.

A acumulação de energia densa nas articulações também poderá trazer bastante dor.

Se a pessoa tiver hérnias ou algum tipo de dor assente na coluna, será preferível que apliques as mãos no corpo (vestido) da pessoa, perguntando se pode ser ou se não se estará a exercer muita pressão, ou até mesmo pedindo para indicar se houver essa pressão. O toque é preferível pois se a dor for algo do género de “energia eléctrica”, ou seja, uma espécie de energia que está um pouco flutuante e inflamada no corpo, então poderá haver um desconforto para o receptor, isto porque a intensidade da energia das mãos do praticante em contacto com a energia “inflamada” nas costas, poderá dar origem a uma dor. Isto não significa que Reiki provoca dor, mas sim que no processo de tratar a dor na pessoa, poderá surgir este desconforto. 

Então, para minimizar o desconforto, é mesmo preferível que seja feita a aplicação de Reiki com as mãos em contacto com o corpo e não ligeiramente afastadas.

A aplicação de Reiki para tratar as costas é algo de absolutamente extraordinário, mas em algumas situações temos que ter pequenos cuidados.