Reiki nas Escolas – Portugal é inovador
Portugal é um país muito inovador, também no campo do Reiki e ainda mais no Reiki nas escolas. Desde a fundação da Associação Portuguesa de Reiki, em 2008 que vários projetos foram surgindo e desde o surgimento da Associação de Reiki para Crianças e Jovens que houve um crescimento ainda mais evidente na colocação de Reiki nas Escolas e de Reiki para Crianças. Vamos compreender como surge esta parceria e de que forma a prática exemplar de Reiki em Portugal chega aos mais pequenos.
Aprender Reiki nas Escolas é possível e Portugal está à frente em projetos reais e oficiais
A grande questão que sempre surge é “Porque Reiki nas Escolas? Que sentido faz? É moda?”. Este tipo de pergunta é muito frequente para quem não está numa escola, mas para algumas escolas nem sequer tem formulação. As escolas procuram formas de auxiliar e empoderar os seus alunos, mas no que e para que?
Muitas crianças pedem mais tempo de intervalo para descansarem e conviverem, mais aulas de desporto ou de ar livre para se exercitarem, mas no que toca às suas questões pessoais, as crianças e jovens de hoje têm sentido situações de bullying, de falta de união, convívio e de uma enorme incapacidade de gestão nas situações familiares, nas amizades e nas relações escolares. Tudo isto leva à incapacidade de gestão emocional.
Com tantos estímulos ao seu redor, exigências escolares e sociais, estando muitas vezes afastados da realidade e apenas em contacto com a “realidade” segundo as redes sociais, as crianças e jovens, muitas vezes, sentem-se perdidos
Quando uma escola procura o método Reiki para as suas crianças, ela procura um complemento a todo o grande esforço que os educadores, professores, orientadores e psicólogos fazem. Mas de que forma Reiki pode dar resposta a essa necessidade?
A resposta de Reiki para auxiliar as crianças a serem felizes
O trabalho que é feito, de forma complementar, numa escola, abrange três áreas integrativas:
- Meditação;
- Valores e Expressão;
- Terapia.
Estas três áreas ou três vetores de ação contemplam o relaxamento da criança, ou seja, a promoção de um estado mais harmonioso e equilibrado, o que as auxilia a aumentar a concentração para os estudos, assim como a desenvolver capacidade de gestão emocional, controlando, compreendendo melhor os pensamentos e as suas emoções, não deixando ficar em mente ilusões, mas aprendendo a focar-se no importante para o seu desenvolvimento escolar e humano.
Nos valores e expressão, a criança aborda a filosofia de vida da nossa prática e com esses princípios – Só por hoje, sou calmo; confio; sou grato; trabalho honestamente; sou bondoso – ela aprende a observar as suas escolhas e forma de estar na vida. Podemos dizer que estes são valores universais e não existe qualquer correlação com uma religião ou movimento espiritual, Reiki não tem qualquer tipo de ligação a crenças. Através destas tomadas de reflexão, a criança partilha e expressa-se através de várias actividades que exponenciam a sua criatividade e alegria.
Finalmente, na terapia, se for essa a opção da escola, as crianças que sejam sinalizadas poderão receber terapia Reiki para as auxiliar na gestão do stress, no equilíbrio emocional, mental e físico, não substituindo o acompanhamento profissional do psicólogo ou de pediatras.
No campo da terapia, também existe a possibilidade de serem dadas sessões aos funcionários da escola e também aos pais. Ou seja, os educadores poderão beneficiar das práticas que são oferecidas às crianças.
Segundo Sílvia Oliveira, presidente da ARCJ:
Professores felizes fazem crianças felizes, pais felizes fazem crianças felizes e crianças felizes constroem um mundo melhor. Reiki é apenas um dos muitos auxiliares para trazer a harmonia entre todos, mas com a vantagem de ser um método muito completo e de simples entendimento. É algo de tão simples que parece ser natural para as crianças.
Quando nos focamos no melhor, no empoderamento, na melhoria das capacidades de cada um, promovendo a calma, confiança, gratidão, honestidade e bondade, encontramos uma das muitas razões para o Reiki nas Escolas ser um sucesso.
Este trabalho também depende do esforço de cada praticante de Reiki, da sua entrega e dedicação, escutando cada criança como ser único, assim como as necessidades e indicações que os professores apresentam.
Reiki nas Escolas, em Portugal, é algo de verdadeiramente inovador, não por ser moda, mas sim por ser eficaz, simples, integrativo, abrangente e adaptável à necessidade particular de cada escola e grupo de alunos.
Levarmos as crianças a saberem gerir as suas emoções, a encontrarem tranquilidade interior e capacidade de expressão é um grande feito que poderá ter implicações muito positivas para a nossa sociedade futura.
O livro de Reiki para Crianças, o Super Reikinho, tem sido um grande auxiliar para a compreensão do que as crianças sentem e de como as auxiliar a tratar com Reiki. De uma forma muito simples e imagética, o livro trabalha a autodescoberta através de um amiguinho que é o Super Reikinho que vai auxiliando a criança numa viagem interior, para o entendimento das suas questões.
Um comentário
Glaucia Guarino
Como neuropiscopedagoga, Master Reiki e brasileira – sonho com o dia em que chegaremos a esse nível no Brasil… Parabéns a vcs de Portugal por essas iniciativas lindas! Que possam todos os seres se beneficiarem! <3