Autotratamento

O autotratamento Reiki passo a passo

O autotratamento Reiki é uma técnica, talvez a mais importante de todas na nossa prática, além da filosofia de vida. O autotratamento Reiki implica uma  tomada de consciência – a necessidade de sabermos cuidar de nós próprios.

Como aplicares o autotratamento Reiki passo a passo

Podemos dividir o autotratamento em quatro momentos distintos

  1. A preparação do espaço

  2. A nossa limpeza energética

  3. A aplicação do autotratamento

  4. O terminar o autotratamento

Não te preocupes se fores interrompido ou se tiveres mesmo que suspender o autotratamento que estás a fazer. Não há absolutamente problema algum, podes retomar depois, nas posições onde estavas. Para te voltares a concentrar, experimenta recitar os cinco princípios e se achares necessário, volta a fazer o banho seco.

Preparação do espaço

Podes aplicar Reiki a ti mesmo na tua sala ou quarto, não precisas de um espaço especial para isso. Há quem goste de usar incenso, mas lembra-te de manter um espaço arejado para que não fique fumo no quarto. Verifica se a tua cadeira é confortável ou se o sofá ou cama onde te vais deitar tem tudo o que possa necessitar para o teu conforto.

Isto significa que podes aplicar o autotratamento deitado ou sentado. Algumas pessoas têm problemas em ter os braços levantados, podem fazer até algumas posições deitadas e outras sentadas.

Limpeza energética

A nossa limpeza energética representa o momento em que nos purificamos. Podemos fazer esta “purificação”, um conceito muito japonês, através de três técnicas base – enraizamento, banho seco, chuva de Reiki. Nem todos os sistemas ensinam desta forma, portanto faz como o teu mestre te ensinou.

O autotratamento

O autotratamento e as suas posições podem variar de sistema para sistema, mas aqui fica uma descrição genérica das posições e o que podes fazer no momento anterior a aplicar as mãos:

Terminar o autotratamento

No final sente como estás, colocando as mãos em gassho. Se quiseres, volta a recitar os cinco princípios, deixando-os ecoar em ti. Podes tomar nota do que sentiste.

Se por acaso limpaste bastante energia no autotratamento, podes querer voltar a fazer o banho seco e mesmo a tomar um duche, para ajudar a libertar a energia.

A prática do autotratamento deve ser regular e também profilática. Não devemos apenas aplicar Reiki quando nos sentimos mal.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.