![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2018/10/padrões-que-não-mudam.png)
Como mudar padrões que se repetem com os cinco princípios de Reiki
Todos nós temos, na vida, padrões que se repetem e fazem com que, muitas vezes, a nossa vida seja de grande tristeza. Parece que apesar de tentarmos muito para mudar as coisas nada muda e esses padrões que se repetem surgem vezes e vezes sem fim.
Se és praticante de Reiki, poderás encontrar na filosofia de vida uma forma de observar os padrões que se repetem e descobrir, através de uma nova consciência, o que se pode estar realmente a passar contigo.
Observar os padrões que se repetem com a filosofia de vida da prática de Reiki
Quando nos tornamos conscientes e decidimos assumir a responsabilidade pela nossa vida, tudo poderá ter um impacto diferente. Muitas vezes começamos por ficar tristes porque vemos tanta coisa que parece impossível – como uma casa que fica bastante desarrumada e depois, não sabemos o que iremos fazer com ela, por onde começar?
Então, da mesma forma, podemos olhar para uma questão que temos, para os padrões que se repetem na nossa vida e seguir os passos orientadores dos cinco princípios de Reiki.
Os cinco princípios começam com uma constatação – Só por hoje. Isto significa estar no momento presente, estar no aqui e agora, entregue. Experimenta escrever as perguntas e respostas, irá ajudar-te a clarificar. Se guardarmos tudo na mente, muito se pode perder ou ficar no inconsciente o que ainda criará mais matéria para trabalhares.
- Sou calmo
De que forma os teus padrões ou a situação que estás a viver te retiram a harmonia?
- Confio
Porque não confias em ti para resolver a situação? Ou porque perdeste a confiança em alguém? O que é para ti confiar e será que está mesmo correto o que pedes em troca?
- Sou grato
Que lições estes padrões que se repetem na tua vida te trazem? Se são lições o que podes fazer para mudar e apreciar a tua nova mudança?
- Trabalho honestamente
Tudo se trata de comunicação. Como tens comunicado contigo, com os outros, com a vida, segundo a tua situação? Queres realmente mudar este padrão ou tornou-se parte de ti?
- Sou bondoso
De que forma sentes que podes resolver a situação, sendo bondoso para contigo e para com todos os envolvidos?
Estas tomadas de consciência podem parecer simples, mas elas são verdadeiramente transformadoras. Por vezes não o conseguimos fazer sozinhos e temos que procurar um profissional para auxiliar, mas nada como experimentar.
Aproveita e reflete também sobre o seguinte poema do Imperador Meiji, o que ele te diz em relação aos padrões que se repetem na tua vida?
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2016/07/facebook-guia-poemas-95-mina.jpg)
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2018/10/IMG_4852.jpg)
![](https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/wp-content/uploads/2018/10/canais-energéticos.png)