Os nossos canais energéticos são para o corpo energético o que os vasos sanguíneos são para o nosso corpo físico. Eles facilitam o fluxo dos vários tipos de energia ao longo de todo o nosso corpo, entre chakras e tudo aquilo que nos constitui. 

Assim como precisamos ter cuidado com o nosso sangue, também temos que ter atenção à nossa energia e aos canais por onde ela flui.

Como limpar os canais energéticos para um melhor fluxo de energia

São muitas as formas de limpar os canais energéticos e neste exercício quero partilhar apenas uma forma. Iremos trabalhar com o canal principal, que vai da terceira visão ao chakra raiz, do coração à palma das mãos, do chakra raiz à planta dos pés. Podes encontrar mais pormenores sobre estes canais energéticos em O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética.

Tempo necessário: 30 minutos.

Podes realizar este exercício deitado ou sentado.

  1. Sentir

    Em primeiro lugar, centra-te na tua respiração, no aqui e agora, vai relaxando o corpo, desde os pés, às mãos, desde as pernas à cabeça. Sente como estás, como todo o teu corpo está.

  2. Ir com o rio

    Leva a atenção ao teu canal energético, imagina que a energia flui por ele como um rio e deixa-te ir por esse rio. Tenta sentir se o rio para em algum lugar ou se flui até à palma das mãos e dos pés.

  3. Esvaziar

    Com a expiração, deixa sair qualquer tipo de bloqueio que sintas que tenhas numa parte dos canais energéticos. Por exemplo, vamos imaginar que o braço esquerdo está mais lento. Inspiras energia e ao expirar, imaginas que mais fluxo de energia corre pelo canal e que toda a sujidade sai pela mão. Vai fazendo séries de inspirações e expirações até sentires todo o canal a fluir. Depois imagina que estás dentro dos canais e que consegues limpar com um pano de pó mágico o seu interior, até todos os canais energéticos ficarem bem limpinhos.

  4. Reforçar

    Se quiseres podes ainda reforçar os canais energéticos visualizando algo como uma energia dourada ou violeta à volta de cada um dos canais. Sente como estás e quando quiseres terminar, agradece.

Lembra-te que há algo que tem também muita importância para o nosso canal energético e energia – os pensamentos e emoções que geramos. Pratica meditação, promove uma mente vazia e aplica cada vez mais os cinco princípios de Reiki às tuas questões de vida.