Chakras

Como limpar os canais energéticos

Os nossos canais energéticos são para o corpo energético o que os vasos sanguíneos são para o nosso corpo físico. Eles facilitam o fluxo dos vários tipos de energia ao longo de todo o nosso corpo, entre chakras e tudo aquilo que nos constitui. 

Assim como precisamos ter cuidado com o nosso sangue, também temos que ter atenção à nossa energia e aos canais por onde ela flui.

Como limpar os canais energéticos para um melhor fluxo de energia

São muitas as formas de limpar os canais energéticos e neste exercício quero partilhar apenas uma forma. Iremos trabalhar com o canal principal, que vai da terceira visão ao chakra raiz, do coração à palma das mãos, do chakra raiz à planta dos pés. Podes encontrar mais pormenores sobre estes canais energéticos em O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética.

Tempo necessário: 30 minutos.

Podes realizar este exercício deitado ou sentado.

  1. Sentir

    Em primeiro lugar, centra-te na tua respiração, no aqui e agora, vai relaxando o corpo, desde os pés, às mãos, desde as pernas à cabeça. Sente como estás, como todo o teu corpo está.

  2. Ir com o rio

    Leva a atenção ao teu canal energético, imagina que a energia flui por ele como um rio e deixa-te ir por esse rio. Tenta sentir se o rio para em algum lugar ou se flui até à palma das mãos e dos pés.

  3. Esvaziar

    Com a expiração, deixa sair qualquer tipo de bloqueio que sintas que tenhas numa parte dos canais energéticos. Por exemplo, vamos imaginar que o braço esquerdo está mais lento. Inspiras energia e ao expirar, imaginas que mais fluxo de energia corre pelo canal e que toda a sujidade sai pela mão. Vai fazendo séries de inspirações e expirações até sentires todo o canal a fluir. Depois imagina que estás dentro dos canais e que consegues limpar com um pano de pó mágico o seu interior, até todos os canais energéticos ficarem bem limpinhos.

  4. Reforçar

    Se quiseres podes ainda reforçar os canais energéticos visualizando algo como uma energia dourada ou violeta à volta de cada um dos canais. Sente como estás e quando quiseres terminar, agradece.

Lembra-te que há algo que tem também muita importância para o nosso canal energético e energia – os pensamentos e emoções que geramos. Pratica meditação, promove uma mente vazia e aplica cada vez mais os cinco princípios de Reiki às tuas questões de vida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.